Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Santa Clara

A devoção a Santa Clara

Santa Clara de Assis nasceu em 1194, na cidade de Assis, Itália. Filha de família rica e nobre, ela se tornou seguidora de São Francisco de Assis. Sua família, que queria um casamento rico para a filha, não aprovou sua ligação com o pobrezinho de Assis. Por isso, ela teve que fugir de casa para consagrar-se totalmente a Deus, seguindo os passos de São Francisco. Neste seguimento, ela arrastou duas irmãs e várias moças de Assis e região. Fundou a Ordem das Clarissas, freiras de vida contemplativa, que se dedicam à oração, contemplação e vida em comunidade.

Desprendimento

A moça rica e bela, com futuro promissor na sociedade, não se viu realizada com os planos que sua família tinha para ela. Sua alma queria muito mais. Seu coração já tinha provado o amor de Deus. Por isso, nenhuma futilidade humana poderia saciá-la. E ela procurou saciar a sede de seu coração. Aquela sede que só Deus pode saciar. Abriu mão do conforto, da riqueza, dos prazeres, dos elogios e, até mesmo, do apego à beleza, para seguir aquele que conquistou para sempre seu coração puro e santo: Jesus Cristo.

A importância de São Francisco

Clara teve um chamado para a vida de oração e fé desde criança. Porém, a chama da entrega total a Deus foi acesa em s seu coração por intermédio de São Francisco de Assis, a quem ela conheceu e seguiu. A pobreza, a confiança total na providência divina, a alegria do Evangelho, a fraternidade, a caridade, o louvor e a gratidão a Deus, tudo isso foi influência de São Francisco.

Fundadora

Porém, apesar da influência de Francisco, Santa Clara teve seu próprio chamado e seguiu sua vocação de fundadora na Igreja. Quando fugiu, ela e algumas amigas foram para a Porciúncula, a igrejinha que São Francisco tinha restaurado. O próprio Francisco foi quem cortou seus cabelos e recebeu seus votos de castidade e consagração total a Deus. Depois disso, elas ingressaram num mosteiro beneditino que havia na região. Logo, porém, ela percebeu que sua vocação era outra. Por isso, saiu do mosteiro e fundou a Ordem das Clarissas, inspirada na vocação Franciscana. E, rapidamente, a Ordem se espalhou pela Europa e chegou até os dias de hoje.

Milagres

Vários milagres foram atribuídos à intercessão de santa Clara. Num tempo de fome e dificuldades no convento, o pão foi multiplicado por sua intercessão e as irmãs sobreviveram, seguindo a vida religiosa. Outro milagre se deu durante uma invasão dos sarracenos na região. Este exército islâmico cercou o convento e se preparou para invadir e saquear. Quando começaram a invasão, Santa Clara pegou o ostensório com a Hóstia Consagrada (que era adorada no convento) e apresentou aos invasores. Neste momento, eles foram ofuscados por uma grande luz e fugiram apavorados. Por isso, Santa Clara é representada segurando um ostensório.

A devoção a Santa Clara

Por sua linda história, a devoção a Santa Clara é a devoção da entrega total a Deus, do desprendimento, da caridade, do amor ao próximo, da adoração a Deus e da gratidão. É a devoção que nos ajuda a descobrir a grandeza de Deus nas coisas simples. A devoção a Santa Clara nos ajuda a perceber que estamos neste mundo de passagem, que nada aqui é definitivo. Somente nossa alma é eterna e está destinada a Deus, que a criou e a ama infinitamente. Por isso, a devoção a santa Clara é a devoção do amor eterno que dá sentido a nossa vida.

Oração a Santa Clara

“Santa Clara, que seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor ao próximo e de Deus, olhai carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção. Ouvi o meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com fé e confiança. Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espiritual e corporal, para mim e meus familiares. Sobretudo, peço a vossa ajuda para o problema que me aflige... 
(apresente sua necessidade)
Atendei-me, Santa Clara, pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar a vossa proteção. Amém.”

 

Veja alguns produtos de Santa Clara