Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santo Ivo

Santo Ivo é o Padroeiro dos advogados. É conhecido também como o advogado dos pobres. Nascido em Treguier, França, em 1253, era filho de família nobre e cristã. Teve uma formação sólida e, aos 14 anos, destacou-se por causa de sua inteligência. Por isso, foi enviado para a Universidade de Paris. Lá, estudou teologia e direito. Foi aluno de Santo Tomás de Aquino e de São Boaventura. Especializou-se em direito civil e canônico e, ainda jovem, voltou para sua terra e começou a exercer a advocacia. Tornou-se franciscano, foi ordenado padre, mas nunca deixou de advogar. Em sua terra era visto como um juiz e tornou-se famoso por exercer o direito de forma justa e sábia. Advogava gratuitamente em favor dos pobres. Sua maneira e de exercer a justiça apaziguava as partes em litigio, de forma que a justiça era feita e todos ficavam em paz.

Duas imagens

Santo Ivo tem duas formas de representação. As duas retratam sua história ligada ao direito e à justiça. Comecemos pela imagem de Santo Ivo só.

A beca de Santo Ivo

Esta é uma das representações de Santo Ivo. Ele aprece vestido com a beca de juiz, lembrando que Santo Ivo exerceu a justiça de forma santa, satisfazendo todas as partes. A mão direita levantada significa a proclamação das sentenças justas que ele conseguiu realizar com o auxílio de Deus.

O rolo na mão esquerda de Santo Ivo

O rolo na mão esquerda de Santo Ivo simboliza o estudo e o conhecimento que ele tinha dos códigos de direito, das leis e da Palavra de Deus. Por causa deste conhecimento, unido à oração profunda e à busca da vontade de Deus, ele chegava a sentenças justas.

A balança e a espada aos pés de Santo Ivo

A balança aos pés de Santo Ivo simboliza a justiça que ele praticava. A espada simboliza a Palavra de Deus, na qual ele se inspirava para exercer tal justiça. Com efeito, São Paulo diz que "a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4,12) Esta 'espada' está no centro da balança, simbolizando que o equilíbrio da justiça encontra-se na Palavra e na vontade de Deus, o 'Justo' por excelência e de onde provém toda a justiça.

Santo Ivo entre dois homens

Na segunda representação Santo Ivo aparece entre dois homens. De um lado do santo, em pé, está um rico, com um saco de dinheiro na mão. Do outro lado, ajoelhado, está um homem simples, pobre, recebendo da mão de Santo Ivo um documento e um saco de dinheiro. E a imagem é clara: a justiça está sendo feita. O rico continua com um saco de dinheiro, mas o pobre, ajoelhado, agradecido, também tem dinheiro e um documento, atestando que ajustiça lhe foi feita.

Oração a Santo Ivo:

'Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça.Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia. Defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, posposto todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre asforças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.'

Veja alguns produtos de Santo Ivo