Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Sagrado Coração de Jesus

A imagem do Sagrado Coração de Jesus não é uma criação artística humana. Trata-se de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. Santa Margarida estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus lhe apareceu. E ele apareceu da forma como o vemos nas representações do Sagrado Coração e pediu para que ela começasse a divulgar esta devoção. Portanto, em se tratando de uma imagem de origem divina, ela tem significados maravilhosos e profundos. Vamos conhecê-los.

Os símbolos do Sagrado Coração de Jesus

O primeiro símbolo que salta aos olhos nesta representação divina é o Sagrado Coração de Jesus, fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. É uma imagem impressionante e que 'fala' muito. Vamos ver cada um desses símbolos.

O Coração de Jesus fora do peito

O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo gritante do amor de Deus por nós. Foi por causa deste amor que Jesus deu sua vida por cada um de nós. É uma maneira de Jesus falar: 'Eu amo você. Meu coração bate forte por você.' Foi o próprio Jesus quem disse que 'Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama'. Esta imagem é uma maneira de Jesus cristo gritar para todos nós que ele nos ama infinitamente. E ama a cada um pessoalmente, como se não houvesse mais ninguém neste mundo.

O coração de Jesus ardendo em chamas

O coração de Jesus ardendo em chamas significa que este amor está vivo e atual. Ele não está no passado, quando Jesus foi crucificado. Não. O amor de Deus está vivo hoje, agora. Ardendo em chamas significa também que este Deus é apaixonado por nós. Tanto que, por nós, entregou sua própria vida. Este fogo simboliza também o Fogo do Espírito Santo, que quer queimar a cada um de nós no seu infinito amor. Ele quer aquecer nossos corações com sua presença edificante, salvadora e amorosa.

O coração de Jesus cercado de espinhos

O coração de Jesus cercado de espinhos simboliza a nossa indiferença ao seu amor. Quando ficamos indiferentes a este amor que deu a vida por nós, nós ferimos este Coração. O amor é assim. Quando não é correspondido, sofre. Quando ficamos indiferentes ao amor de Cristo, nós pecamos. Ficar indiferentes a quem deu a vida por nós, sem dúvida, é muito triste e dói no coração de Jesus. E dói mais ainda porque Ele sabe que, ficando indiferentes a Ele, nós vamos sofrer e a vida vai ter menos sentido.

Os gestos de Jesus

A imagem do Sagrado Coração de Jesus no-lo mostra apontando para seu coração com a mão esquerda e convidando a nos aproximarmos através de sua mão direita. Jesus está dizendo: 'Olhe para o meu coração, olhe para o meu amor por você e venha até mim.' Foi Ele mesmo quem disse no Evangelho: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas". (Mateus 11,29) Quem vai a Jesus encontra repouso para alma.

As chagas de Jesus

Na imagem do sagrado Coração Jesus aparece com as chagas em suas mãos. É mais uma forma de relembrar os sofrimentos que Ele assumiu por nós quando foi pregado na cruz. É mais uma forma de Jesus falar: 'Veja como é grande o meu amor por você.' As chagas de Cristo são o símbolo triunfante do amor infinito que Ele tem por cada um de nós.

O manto vermelho de Jesus

O manto vermelho de Jesus tem dois significados. A cor vermelha nos lembra o sangue, o sofrimento e a morte do Salvador. Mas lembra também o fogo do Espírito Santo, que é o amor vivo de Deus. É o amor que quer preencher nossos corações.

A túnica branca de Jesus

A túnica branca de Jesus representa a pureza de coração de Nosso Senhor. Representa também sua divindade, bondade e santidade. Os detalhes em dourado tanto na túnica quanto no manto nos falam que Ele é uma pessoa divina, celestial.

As 12 promessas de Jesus

Ao aparecer a Santa Margarida Maria Alacoque, Jesus fez 12 promessas. São 12 bênçãos que recairão sobre todos aqueles que se tornarem devotos de seu Sagrado Coração, participarem da Missa durante nove primeiras sextas feiras de cada mês seguido, fazendo uma confissão reparadora e comungando:1- Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.2- Estabelecerei a paz nas famílias.3- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.4- Hei de consolá-los em todas as dificuldades.5- Serei o seu refugio durante a vida, e em especial durante a morte.6- Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.7- Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.8- As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.9- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.10- Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.11- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.12- Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

'Divino Salvador que, perseguido pelos inimigos e ferido no Coração, pela tibieza de seus amigos, vos queixastes a Santa Margarida: 'Tenho procurado consoladores e não os tenho encontrado.' Aqui estou Senhor para vos consolar. Quero adorar vossa Majestade escondida, quero reparar as ofensas minhas e as dos outros. Quero amar o vosso amor desprezado e abandonado. Consagro-me inteiramente ao vosso Coração. Sede Vós somente o meu Rei. Ajudai-me Senhor, a difundir nas almas o reino do vosso Coração. Acendei a chama do vosso amor no coração dos vossos sacerdotes, para que se tornem apóstolos infatigáveis e portadores das bênçãos do vosso divino Coração. Fazei que compreendam finalmente, a honra e a obrigação que tem de Vos amar, para que unidos entre si com os laços de vossa caridade, glorifiquem todos, o vosso Divino Coração, que é para nós, fonte de vida e salvação. Divino Coração de JESUS, reinai em meu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!'

Veja alguns produtos de Sagrado Coração de Jesus