Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Mãe Peregrina

Mãe Peregrina ou 'Mãe Rainha' é um título de Nossa Senhora originário da Alemanha. Ela é a padroeira do Movimento Apostólico Internacional de Schöenstatt, fundado pelo Pe. Joseph Kentenich. O título 'Peregrina' vem do fato de esta imagem de Nossa Senhora ir 'peregrinando' de casa em casa, sempre num grupo de trinta casas, cada dia em uma casa. Esta 'Peregrinação de Nossa Senhora' foi iniciada pelo Brasileiro João Pozzobon, na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Hoje ela peregrina em milhões de lares em amis de noventa países, abençoando e transformando a vida de milhões de fiéis.

A imagem da Mãe Peregrina

A imagem de Nossa Senhora que foi colocada na 'capelinha de madeira' ou do 'pequeno santuário' foi pintada no Século XIX pelo artista italiano Luigi Crosio e seu título em Latim é 'Refugium Peccatorum', que significa 'Refúgio dos pecadores'. No ano de 1915 ela foi levada para o Santuário de Schöenstatt, na Alemanha e, de lá, espalhou-se pelo mundo. A imagem é rica em símbolos e significados. Vamos conhece-los.

A capelinha de Madeira da Mãe Peregrina

A capelinha de Madeira da Mãe Peregrina tem o formato de uma igreja gótica, que lembram duas mãos 'quase postas', juntando-se na parte de cima. Este formato nos lembra oração, abrigo, aconchego e, principalmente, 'refúgio'; Refúgio dos Pecadores. O fato de ser feita em madeira e marrom, nos falam da humildade de Nossa Senhora, sempre submissa à vontade de Deus.

A cruz no alto da capelinha

A cruz no alto da capelinha lembra-nos da cruz de Cristo pela qual nós fomos salvos. Como toda capela tem a cruz no alto da torre, a Capelinha da Mãe Peregrina também leva o sinal da nossa salvação no seu topo.

O triângulo abaixo da cruz

O triângulo abaixo da cruz na Capelinha da Mãe Peregrina é o símbolo da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Significa que a Mãe Peregrina é portadora da presença de Deus em todas as casas onde ela entra. Toda casa onde ela entra torna-se um santuário onde o amor, o respeito e a oração devem reinar.

A coroa no alto da capelinha

A coroa no alto da capelinha nos fala de Nossa Senhora: ela é Mãe e 'Rainha'. E sua realeza não consiste no poder terreno de reis e rainhas, mas sim em ter disso coroada como Rainha do céu e da terra, quando da sua Assunção ao céu. A coroa está abaixo da Santíssima Trindade, significando que ela é Rainha por vontade de Deus e submissa a Deus. Maria só faz aquilo que Deus quer que ela faça.

O véu branco de Maria

O véu branco de Maria simboliza sua pureza de coração. A Virgem Maria é uma pessoa pura. Pura quer dizer sem mancha, sem contaminação, sem pecado, sem maldade, sem segundas intenções, verdadeira, transparente, honesta. Tudo isso está simbolizado no véu branco de Virgem.

O manto azul de Nossa Senhora

O manto azul de Nossa Senhora simboliza que ela está no céu e que sua mensagem é uma mensagem autorizada por Deus e vinda do próprio Deus.

A túnica vermelha de Nossa Senhora

A túnica vermelha de Nossa Senhora, da qual só vemos a manga, lembra-nos o sangue; o sangue do sofrimento que ela viveu na Paixão de Nosso Senhora Jesus Cristo. Este sangue de Jesus é Refúgio para os Pecadores, é salvação dada gratuitamente pelo amor de Deus.

O olhar da Mãe Peregrina

O olhar de Nossa Senhora expresso neste quadro da Mãe Peregrina não passa despercebido. É um olhar de amor, de misericórdia, de acolhimento, de bondade. É um olhar no qual os pecadores podem se refugiar sem receio, pois é um olhar de Mãe, mãe amorosa e misericordiosa.

O Menino Jesus no colo da Mãe Peregrina

O Menino Jesus no colo da Mãe Peregrina também está numa atitude de acolhimento, de abertura, de amor, de mansidão e bondade. É notável a ternura que existe entre ele e sua mãe. O pano branco sobre o Menino Jesus também nos fala de pureza, de amor, paz e bondade. Sua atitude nos lembra que Ele também é Refúgio dos Pecadores.

Oração à Mãe Peregrina

Ó, Mãe Peregrina, confio em Teu poder, em Tua bondade, em Ti confio, com filialidade. Confio, cego, em toda situação, Mãe, no Teu Filho e em Tua proteção. Amém.

Veja alguns produtos de Mãe Peregrina