Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santo Inácio de Loyola

Terço de Santo Inácio de Loyola

Protetor das pessoas que se submetem a cirurgias, das vítimas de ferimentos graves, dos que precisam de discernimento e de orientação para decisões de vida

Santo Inácio de Loyola é o fundador da Companhia de Jesus, a conhecida Ordem dos Jesuítas. Nascido no Castelo de Loyola, na região basca de Azpeitia,norte da Espanha, em 1491, era o caçula de treze irmãos, de família católica, rural e rica. Por volta de quinze anoscolocou-se a serviço do ministro do Tesouro Real. Por isso, recebeu formaçãoesmerada e tornou-se excelente cavaleiro, demonstrando aptidão pela carreira militar. E, como ele mesmo escreveu mais tarde,“até os 26 anos de idade, tinha sido um homem entregue às vaidades do mundo”.Sua vida começou a mudar em 1517, quando passou a servir ao vice-rei de Navarra, participando de vários combates.Em 1521 quando lutavapara proteger Pamplona, a capital de Navarra,de uma invasão francesa, foi gravemente ferido nas pernas por uma bala de canhão. Este ferimento foi decisivo para sua conversão, pois, passou vários meses em recuperação no Castelo de Loyola, onde leu os Evangelhos, A Vida de Cristo e a vida de vários santos. Essas leituras levaram-no a compreender que suas ambições mundanas o levavam à perdição; ao passo que a proximidade com Deus lhe trazia grande paz e consolação.Recuperado física e espiritualmente, Inácio doou suas roupas de nobre a um pobre e passou a usar trajes rústicos. Deixou sua espada no altar da Igreja de Nossa Senhora de Montserrat, abandonando seus sonhos militares e mundanos, depois de uma noite de profunda oração.Viveu como eremita, abrigando-se numa cova. Ali escreveu o embrião de seus Exercícios Espirituais, que mudaram a vida de milhões de pessoas.Passou um tempo em Jerusalém, na casa dos franciscanos. EstudouFilosofia e Teologia em Paris. Lá, reuniu um grupo de amigos, com os quais fundou aCompanhia de Jesus. Viveu uma vida de intensa pregação do Evangelho, estudos, escrita e missão. Tornou-se mestre da vida espiritual e do discernimento. Viveuem Roma como superior dos Jesuítas. Seus discípulos se tornaram grandes missionários espalhados pelo mundo, como São Francisco Xavier, que evangelizou a Ásia e São José de Anchieta, seu parente, que se tornou o Apóstolo do Brasil. Santo Inácio de Loyola faleceu em 1556, em Roma.Os Jesuítas se espalharam pelo mundo e se tornaram uma das maiores Ordens Religiosas da Igreja. Os frutos de sua Obra permanecem vivos até os dias de hoje.

O Terço de Santo Inácio de Loyola

O Terço de Santo Inácio de Loyola é o Terço da conversão, do discernimento, da decisão firme por Jesus Cristo. É o Terço daqueles que precisam tomar uma decisão de vida e dos que querem crescer na vida de oração.

Como rezar o Terço de Santo Inácio de Loyola

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santo Inácio de Loyola. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a vida mundana de Inácio de Loyola, sua carreira militar e suas aptidões para a guerra. E pedimos a graça de reconhecer e renunciar a tudo aquilo em nossa vida que nos afasta de Deus.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santo Inácio de Loyola, mestre de oração e discernimento,
Interceda por mim neste momento, dai-me orientação, decisão e um novo alento.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos o ferimento deInácio de Loyolaem combate,sua longa recuperação e as leituras espirituais, que o levaram à conversão. E pedimos a graça de reconhecer as mensagens de Deus que nos vêm através das dificuldades da vida.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a conversão de Santo Inácio de Loyola. E pedimos, por sua intercessão, a graça de uma experiência profunda do amor de Deus, e de uma conversão sincera, fruto do encontro com este amor.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos os Exercícios Espirituais vividos, escritos e dirigidos por Santo Inácio de Loyola, que transformaram a vida de milhões de pessoas até os dias de hoje. E pedimos, por sua intercessão, a graça de um aprofundamento na fé e no conhecimento de Deus.

A missão de Santo Inácio de Loyola como fundador da Ordem dos Jesuítas, cumprindo com amor e brilhantismo a vocação para a qual foi chamado. E pedimos a graça de descobrirmos nossa vocação e de a cumprirmos com amor e com todas as nossas capacidades.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos a missão e as obras de Santo Inácio de Loyola, que tanto influenciarama vida da Igreja. E pedimos, por sua intercessão, a graça de descobrir nossa missão neste mundo e de cumpri-la bem, para a glória de Deus.

Salve Rainha

Oração a Santo Inácio de Loyola
“Com santo Inácio de Loyola, nós vos pedimos, Senhor, que todos os nossos pensamentos e ações, os desejos e todo o nosso ser e agir sejam puramente ordenados para a vossa maior glória e serviço dos irmãos. Amém.”

Orações compostas por Santo Inácio de Loyola:

Tomai, Senhor
“Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade; Tudo o que tenho e possuo Vós me destes com amor
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo; Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade.Dai-me somente o vosso amor, a vossa graça; Isso me basta nada mais quero pedir.”

Alma de Cristo
“Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que vos louve com os vossos Santos,
por todos os séculos.
Amém.”

Veja alguns produtos de Outros Santos