Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São Peregrino

São Peregrino é o protetor contra o câncer. E isso não é à toa. Ele foi vítima de um terrível câncer na perna esquerda e foi curado milagrosamente, um dia antes que sua perna fosse amputada pelos médicos. Por isso, a imagem de São Peregrino conta essa história. Mas ela tem também outra revelações. Vamos conhecer.

O hábito preto de São Peregrino

O hábito ou túnica preta de São Peregrino nos fala que ele pertenceu a uma ordem religiosa muito importante na Itália, em sua época e até hoje: a Ordem dos Servos de Maria. Porém, São Peregrino nem sempre foi religioso. Aliás, ele foi filho único de uma família nobre da Itália, de sobrenome Laziosi. Uma família tradicionalmente contra o Papa e a Igreja. Peregrino Laziosi herdou esta aversão á Igreja. Tanto que, com 18 anos, ele atacou um enviado do Papa Martinho IV, o padre Felipe Benizi, um dos fundadores dos Servos de Maria, e o expulsou da cidade de Forli. Isso, porém, mexeu com sua vida. Algum tempo depois, muito arrependido, ele procurou o padre Felipe para pedir perdão. Ele foi acolhido com amor, perdoado, confessou e pediu que a Virgem Maria lhe indicasse um novo caminho para a sua vida. Foi, então, que ele se sentiu chamado e passou a ser religioso na ordem dos Servos de Maria.

A ferida na perna de São Peregrino

A ferida na perna de São Peregrino nos conta uma história maravilhosa. Depois que se tornou frade, São Peregrino voltou para Forli mantendo uma vida de austeridade, oração e ajuda aos doentes. Aos 50 anos teve apareceu-lhe uma grande ferida na perna, que lhe fazia sentir muita dor e exalava mau cheiro. Os médicos disseram que se tratava de um grave câncer e que sua perna deveria ser amputada imediatamente. Uma noite antes da amputação, São Peregrino foi até a capela do Santíssimo e fez a seguinte oração: “Ó Redentor do gênero humano, quando estavas neste mundo, curaste muitas pessoas de toda a sorte de doenças. Purificaste o leproso, devolveste a vista ao cego. Digna-te, pois, Senhor meu Deus, a livrar a minha perna deste mal incurável, pois se não o fizer ela será amputada.”

São Peregrino curado do câncer

Depois de fazer a oração citada acima com todo o fervor, São Peregrino adormeceu na capela e teve um sonho inspirado: sonhou que Jesus desceu da cruz, tocou em sua perna e o curou. Na manhã seguinte, quando os médicos chegaram para fazer a cirurgia, constataram que ele estava totalmente curado. Por causa disso, São Peregrino tornou-se o “protetor dos doentes do câncer”. O Santo viveu mais trinta anos, tornando-se um apóstolo ainda mais ardoroso, sendo exemplo de caridade para com o próximo e grande santidade. Ele faleceu aos oitenta anos. Depois de sua morte, vários milagres começaram a acontecer quando rezavam em seu túmulo, principalmente em favor dos doentes de câncer.

A cruz na mão de São Peregrino

São Peregrino carrega em sua mão um crucifixo relembrando a cruz diante da qual ele rezou, adormeceu e ficou totalmente curado, mostrando a todos que devemos ter confiança na cruz de Jesus, porque dela é que veio a nossa vitória contra a morte e a doença.

Orações a São Peregrino

1. Oração a ser feita para um enfermo “Oh São Peregrino, a quem chamamos “O Fazedor de Maravilhas”, pelos inúmeros milagres que obtém de Deus para todos os que recorrem a vós: vós que por muitos anos padecestes uma cancerosa enfermidade que corroeu vossos tecidos, que tivestes alívio quando todos os recursos humanos perderam as esperanças; vós que fostes favorecido vindo Jesus para sarar vossa enfermidade, pede a Deus e a Santíssima Virgem a cura para esta pessoa a quem agora vos encomendo: (diga o nome da pessoa enferma). Aos cuidados por tua poderosa intercessão, vos pedimos que nos ajudes a alcançar a bondade e a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.”

2. Oração a ser feita pelo próprio enfermo “São Peregrino, humilde servidor de Deus, vem em minha ajuda, sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade meu corpo e faz a vida incerta, a tristeza envolve meu coração e me desespera. Por vossas súplicas, alcança-me uma fé viva, e uma esperança firme, a fim de que a mão de Deus se estenda sobre mim, me livre de todo mal, sare meu corpo e que se cumpra a sua vontade sobre mim. Que em sua ternura eu seja fortalecido em minhas angústias, para que eu possa viver e ser testemunho de sua presença em minha vida. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.”

Veja alguns produtos de São Peregrino