Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Peregrino

Terço milagroso de São Peregrino

São Peregrino é o protetor contra o mal do câncer.

São Peregrino Laziosi nasceu na cidade de Forli, Itália, no ano de 1265. Sua festa é celebrada no dia 5 de maio. Filho de família nobre, seu pai era culto e respeitado. Quando jovem, Peregrino foi rebelde e lutava por um partido do rei. Chegou a bater em um frade da Ordem dos Servos de Maria, que estava pregando a paz em sua cidade. Depois, se arrependeu, pediu perdão ao frade, foi perdoado com amor, passou por um processo de conversão, e os dois se tornaram grandes amigos. E Peregrino entrou para a ordem dos Servos de Maria.Tornou-se um frade decidido, austero, penitente, extremamente caridoso e de profunda oração.

Durante anos sofreu com um câncer na perna, sem se curar. Por fim, internado, com grande sofrimento, soube que a única solução para seu caso seria a amputação da perna. Na noite antes da amputação, São Peregrino entrou em oração, pedindo a Deus a cura do câncer e a preservação de sua perna. Ele se arrastou até uma capela, parou diante de um crucifixo e rezou pedindo a Jesus:

“Ó redentor do gênero humano, quando estavas neste mundo, curastes pessoas de toda sorte de doenças. Purificaste o leproso, devolveste a vista ao cego. Digna-te, pois, Senhor meu Deus, a livrar a minha perna deste mal incurável. Se não o fizeres, será preciso amputá-la.”

E São Peregrino adormeceu ali mesmo no chão da capela. Na manhã seguinte, para surprese de todos, sua ferida havia desaparecido milagrosamente e a cirurgia foi cancelada. Por isso, São Peregrino passou a ser o intercessor contra o mal do câncer. Depois da cura, São Peregrino viveu uma vida intensa de missão, caridade, oração, pregação, ajuda aos enfermos.

Após sua morte, seu túmulo passou a receber romarias de pessoas que vinham pedir a cura de doenças, especialmente o câncer. Várias curas extraordinárias foram registradas. Mais Tarde o santo foi canonizado, recebendo o título de Protetor contra o mal do câncer.

O Terço de São Peregrino
O Terço leva-nos ao encontro com Deus através da intercessão de São Peregrino. Reza-se usando o terço normal. Se possível, tenha uma imagem de São Peregrino, uma vela acesa, símbolo da fé e um momento de paz para a oração.

Orações iniciais
Creio
Pai Nosso
Três ave Marias
Glória

1º Mistério
No primeiro Mistério contemplamos o nascimento de São Peregrino em Forli, com sua personalidade forte, temperamento e caráter que, mais tarde, se transformariam em santidade.

Em todas as contas grandes reza-se:
São Peregrino confiou e se entregou. Eu também confiarei e me entregarei

Em todas as dezenas (dez contas pequenas) reza-se:
São Peregrino, intercedei pelas minhas enfermidades corporais e espirituais
Glória

2º Mistério
No segundo Mistério contemplamos a conversão de São Peregrino: depois de ter agredido um frade da Ordem dos Servos de Maria, se arrependeu, pediu perdão, foi perdoado e ingressou na mesmo ordem religiosa.

3º Mistério
No terceiro Mistério contemplamos as penitências de São Peregrino e seu esforço para buscar as coisas do alto e deixar as coisas da carne.

4º Mistério
No quarto Mistério contemplamos a doença do câncer na perna e a cura milagrosa de São Peregrino.

5º Mistério
No quinto Mistério contemplamos a morte, a canonização e a intercessão de São Peregrino pelos que sofrem de câncer.

Oração a São Peregrino pelos que sofrem de câncer
Faça essa poderosa oração contra o câncer e peça benções para seus entes queridos que sofrem com esta doença.

“Oh! Glorioso São Peregrino, vós que nos deste uma admirável exemplo de penitência e paciência, e alcançastes de Jesus Cristo crucificado a milagrosa cura de uma chaga maligna, humildemente vos suplicamos: intercedei junto a Deus Pai de Infinita bondade e misericórdia, pelos que sofrem do mal do câncer, para que obtenham a paz de espírito, o alívio das dores e a cura da doença.Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
(Rezar 1 Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

Oração a São Peregrino por você
Reze com fé essa oração pedindo a intercessão de São Peregrino por você. Entregue a ele suas intenções com confiança. 

“Glorioso Santo que, obedecendo à voz da graça, renunciastes, generosamente, às vaidades do mundo para dedicar-vos ao serviço de Deus, de Maria Santíssima e da salvação das almas, fazei que nós também, desprezando os falsos prazeres da terra, imitemos o vosso espírito de penitência e mortificação. São Pelegrino, afastai de nós a terrível enfermidade, preservai-nos a todos nós deste mal, com vossa valiosa proteção.São Peregrino, livrai-nos do câncer do corpo e ajudai-nos a vencer o pecado, que é o câncer de alma. São Peregrino, socorrei-nos, pelos méritos de Jesus Cristo Senhor Nosso.São Peregrino, rogai por nós. Amém.”

Veja alguns produtos de São Peregrino