Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São Francisco de Assis

O santo da humildade, da alegria, da pobreza e do amor à naturezaSão Francisco de Assis é um dos santos mais representados artisticamente. Sua iconografia é bem diversificada, mas encontramos principalmente as seguintes representações: o santo aparece com o hábito marrom, claro ou escuro, com o cordão do hábito na cintura com três nós e também com o terço, a bíblia e o crucifixo. Vamos compreender os símbolos.

O hábito de São Francisco

O hábito de São Francisco é o hábito da Ordem que ele mesmo fundou: a Ordem dos Franciscanos. Ele é sinal da sua consagração a Deus e serve para distinguir o sagrado do popular. Também é sinal de pobreza e humildade, pois se evita o uso de trajes mundanos. Caracteriza a união e a fidelidade a uma ordem religiosa. O hábito torna visível a presença de Deus e da Igreja na pessoa do religioso. É uma vestimenta típica dos franciscanos.

O cordão de São Francisco

O cordão na imagem de São Francisco é um cinto de corda e representa os votos feitos a Deus. Os três nós presentes no cinto simbolizam os votos de pobreza, castidade e obediência. O cinto representa também o desapego das coisas do mundo e a entrega total a Deus.

Os estigmas de São Francisco

Estigmas são as feridas de Jesus Cristo que aparecem em alguns santos. Os estigmas de São Francisco são o sofrimento de Cristo no corpo do santo. Os estigmas são a representação franciscana mais importante, pois eles nascem de uma experiência mística e indicam a santidade de Francisco. Em uma ocasião, ele teve a visão de um homem com seis asas, parecendo um Serafim. Ele estava de braços abertos presos à cruz. Enquanto meditava sobre essa visão, surgiram feridas nas mãos, nos pés e do lado de Francisco, como em Cristo crucificado. São Francisco passou os últimos anos de sua vida imitando a Jesus, como 'o servo crucificado do Senhor crucificado'.

O Terço de São Francisco

O Terço na imagem de São Francisco representa sua devoção Mariana. O Terço junto ao hábito mostra que o santo é uma pessoa de oração. E, por se tratar de uma devoção Mariana, mostra que o santo está intimamente ligado a Nossa Senhora, que conta com sua poderosa intercessão.

A Bíblia de São Francisco

A Bíblia na imagem de São Francisco representa que a sua sabedoria está baseada na Palavra de Deus. Também lembra o fato de que São Francisco é o fundador da Ordem dos Franciscanos. Lembra ainda que a conversão de São Francisco aconteceu porque ele achou um manuscrito do Evangelho e, ao lê-lo, encontrou-se com Jesus Cristo e se converteu. Tudo o que ele fez e falou está de acordo com os ensinamentos de Jesus escritos nos Evangelhos.

A Cruz de São Francisco

A Cruz de São Francisco simboliza o sofrimento que ele viveu neste mundo e a vitória da vida sobre a morte. A imagem de São Francisco segurando uma cruz simboliza a sua entrega total a Cristo, a ponto de até receber os estigmas de Cristo. Significa que ele aceita as dores e sofrimentos da caminhada de fé em Jesus, mas com a certeza da vitória final na ressurreição dos mortos.

Os pássaros de São Francisco

Os animais na imagem de São Francisco representam seu amor pela Criação. São Francisco chamava a todas as criaturas de irmãos: irmão sol, irmã lua, irmão lobo, irmã água... Era comum a presença de animais em suas pregações. Por isso, os pássaros presentes nas imagens do santo representam todos os animais e a ligação de São Francisco com a natureza. Em algumas representações aparecem outros tipos de animais. No dia 4 de outubro, dia que a Igreja celebra São Francisco, o mundo inteiro comemora o dia dos animais. Por isso ele é o padroeiro da ecologia e do meio ambiente e patrono dos animais. Seu grande amor pela criação o fez escrever o 'Cântico das criaturas' e 'Irmão sol'.

Oração a São Francisco de Assis

'Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.'Oração de São Francisco (escrita por ele)'Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor.Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Onde houver discórdia, que eu leve a união.Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.Onde houver erro, que eu leve a verdade.Onde houver desespero, que eu leve a esperança.Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.Onde houver trevas, que eu leve a luz.Ó Mestre, fazei que eu procure mais:consolar, que ser consolado;compreender, que ser compreendido;amar, que ser amado.Pois é dando que se recebe.É perdoando que se é perdoado.E é morrendo que se vive para a vida eterna.'

Veja alguns produtos de São Francisco de Assis