Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Francisco de Assis

Terço de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis foi considerado o homem mais influente do segundo milênio. Homem de profunda oração, contemplação, humildade e entrega total a Deus, angariou milhares de admiradores em vida e milhões após sua morte.

Fundador da Ordem dos Franciscanos e todas as suas ramificações, São Francisco de Assis foi um convertido. Teve uma vida desregrada, entrou para o exército de Assis aos 16 anos, participou de duas guerras locais, esteve preso, com malária e tuberculose e retornou mudado. A leitura de um manuscrito dos Evangelhos mudou sua vida. E ele se tornou um contemplativo de vida ativa.

Foi chamado Padroeiro dos animais porque esses vinham até ele sem medo, tamanha era sua pureza de coração e virtude do Espírito Santo. Mas, sobretudo, São Francisco foi um homem de profundo contato com Deus, de profunda oração. Tanto que recebeu os estigmas, as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo em seu corpo, depois de um momento de oração. Milhares de curas e graças foram atribuídas à sua intercessão.

Ao rezar o Terço de São Francisco entramos em contato com este grande mestre da vida espiritual e da entrega total a Deus; e pedimos a sua intercessão para as nossas necessidades. Por isso, para rezá-lo, se possível, recolha-se a um lugar tranquilo, em um momento tranquilo do dia. Tenha uma imagem de São Francisco e uma vela acesa, símbolo da fé. 

Como rezar o Terço de São Francisco 
Para rezar o Terço de São Francisco, usa-se o terço comum, mariano.

Sinal da cruz:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Na cruz: Creio em Deus Pai...        
Pai Nosso
Três Ave-Marias
Glória ao Pai...

Em todas as contas do Pai Nosso rezar:
Meu glorioso São Francisco, retrato vivo de Cristo, dai paz a minha alma e descanso ao meu coração. Não me deixes morrer sem confissão, nas horas mais difíceis da minha vida, tenha misericórdia de mim.

Nas contas das Ave-Marias rezar:
Meu glorioso São Francisco, já que foste tão pobre e hoje és tão rico, me conceda esta graça (Faça o pedido) pelas cinco chagas de Cristo.

Aoterminar cada dezena rezar: 
Ó,seráfico são Francisco de Assis, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó,seráfico são Francisco de Assis, rogai por nós que recorremos a vós.
Rogai por nós, ó seráfico são Francisco de Assis, para que eu seja digno de receber esta graça de Cristo e alcançar a vida eterna, amém.

Terminando as cinco dezenas rezar:
Lembrai-vos meu glorioso São Francisco, que nunca se ouviu dizer que quem tivesse recorrido e implorado o vosso socorro, tenha sido por vós desamparado. Animado de tal confiança, venho e recorro a vós e me prostro a vossos pés, pedindo a Deus o perdão dos meus pecados.
Ó seráfico São Francisco, pelas cinco chagas de Cristo, que Deus Pai ouça as minhas preces, por vossa intercessão.

Amém

Terminando o Terço de São Francisco, reza-se:
Um Pai -Nosso
Uma ave-Maria
Glória ao Pai.

Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado.

Veja alguns produtos de São Francisco de Assis