Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santo André

Santo André é o protetor dos caluniados e dos processados injustamente. Ele foi irmão de São Pedro e um dos doze apóstolos de Jesus. Foi ele, aliás, quem apresentou Jesus a Pedro e este encontro transformou a vida de seu irmão para sempre. Após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, Santo André se tornou um grande evangelizador. Ele anunciou a Boa Nova de Jesus na Ásia Menor, nas margens do Mar Negro e indo até Kiev, na atual Ucrânia. Por isso, ele é o padroeiro da Ucrânia e da Rússia. Foi ele quem fundou a comunidade cristã de Bizâncio ou Constantinopla, atual Istambul, sendo, também, o padroeiro desta grande cidade. Vamos conhecer os símbolos de sua imagem.

A paisagem, o barco e os peixes

A paisagem, o barco e os peixes na imagem de Santo André nos falam sobre sua vida antes de se tornar apóstolo de Cristo. Ele era pescador, junto com seu irmão Pedro. Ambos viviam e trabalhavam no "Mar da Galiléia", ou Lago de Tiberíades. Ali ganharam a vida como pescadores até que Jesus chegou e transformou-os em "pescadores de homens".

A cruz de Santo André

A cruz de Santo André em forma de "X" nos fala sobre o martírio do santo; conta-nos sobre a forma como ele foi morto. Aconteceu em Patras, na Grécia. Por pregar o Evangelho de Jesus Cristo, Santo André desagradou os líderes locais, ligados à feitiçaria e ao uso da ignorância do povo em benefício próprio. Por isso, foi condenado à crucificação. No momento final, Santo André pediu para ser crucificado numa cruz em "X", por não se achar digno de padecer como Jesus. Assim foi feito. Santo André faleceu no dia 30 de novembro e este é o dia de sua festa.

O manto roxo de Santo André

O manto roxo de Santo André simboliza a lamentação por causa de sua morte violenta. Mesmo tendo feito somente o bem e anunciado ao mundo a Boa Notícia de Jesus Cristo, Santo André não foi compreendido e foi assassinado. Por isso, ele é o protetor dos caluniados e dos processados injustamente. Todas as comunidades dos fiéis por ele fundadas lamentaram sua morte e sentiram a dor da perda de um verdadeiro pai espiritual.

A túnica verde de Santo André

A túnica verde de Santo André simboliza a vitória da vida sobre a morte. Ela nos ensina que, mesmo tendo sido morto cruelmente, mesmo tendo o povo lamentado sua perda, Santo André venceu a morte e está na glória dos céus. Todo aquele que crê em Jesus Cristo e faz dele sua razão de viver, vencerá a morte e brilhará na glória do Pai.

Oração a Santo André " pelas pessoas injustamente processadas

"Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo. Senhor Deus, Justo e Misericordioso, que pelo ministério do bem aventurado Santo André, Apóstolo e Mártir, fizeste germinar a semente da Vossa Palavra, aceitai a minha prece e fazei que sintamos os doces efeitos da intercessão do Vosso Apóstolo, junto da Divina Majestade. Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja. Santo André, protetor dos caluniados e processados injustamente, rogai por mim. Santo André, valei-me. Santo André, atendei-me."Rezar um Credo, uma Ave Maria, uma Salve Rainha e um Pai Nosso.

Veja alguns produtos de Santo André