Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Sagrada Família

A imagem da Sagrada Família fala por si só. Trata-se de uma família, santa, sagrada. E, apesar de falar por si só, ela tem vários símbolos 'escondidos', especialmente nas cores de cada personagem. Por isso, conheça agora os símbolos da imagem da Sagrada Família.

A postura da Sagrada Família

A postura da Sagrada Família é uma postura de pessoas que se amam, se respeitam e se veneram. Em todas as representações da Sagrada Família, podemos ver essa marca. Trata-se de uma família onde reina o amor. E esta é uma grande mensagem desta imagem: o amor, o respeito e a veneração mútua devem reinar em nossas famílias.

O manto de Maria na imagem da Sagrada Família

O manto de Maria na imagem da Sagrada Família é azul. O azul representa ao céu e a verdade. O manto azul simboliza a proteção celeste de Nossa Senhora e o poder de intercessão que ela tem como mãe, diante de seu filho Jesus. Simboliza também a proteção maternal que ela deu a Jesus enquanto ele era pequeno e a proteção maternal que ela dá a todo fiel que que se entrega como filho em suas mãos.

O véu banco de Nossa Senhora

O véu branco de Nossa Senhora representa a pureza e a santidade da Virgem Maria. É também uma afirmação simbólica da sua virgindade.

A túnica vermelha de Maria na imagem da Sagrada Família

A túnica vermelha de Maria na imagem da Sagrada Família tem dois significados. O primeiro é que a cor vermelha é a cor do fogo e do Espírito Santo e simboliza, portanto, que Maria é cheia do Espírito Santo. O Segundo significado é que Maria é mãe. A túnica vermelha era usada pelas mulheres da Palestina para indicar que eram mães. Assim, o véu branco e a túnica vermelha de Maria indicam que ela é 'virgem e mãe'.

A túnica branca do menino Jesus

A túnica branca do Menino Jesus na imagem da Sagrada Família simboliza a pureza de coração e a santidade, características claras deste Menino Santo que é o Filho de Deus. Simboliza também a pureza de coração de todas as crianças. Pureza pela qual é preciso ter o máximo respeito, protegendo as crianças e evitando que elas sofram qualquer tipo de violação.

A roupa de São José na imagem da Sagrada Família

A roupa de São José (manto e túnica) na cor marrom, simboliza a humildade e nos ensina que Deus está ligado com aquilo que é simples e comum. O Marrom é a cor da terra, denotando simplicidade. É também a cor da madeira, mostrando que São José era um carpinteiro, um homem simples e trabalhador. O marrom de São José nos ensina que Deus está profundamente ligado a tudo aquilo que é simples e corriqueiro. Este símbolo valoriza muito todos os aspectos da vida humana, principalmente aqueles que julgamos simples demais e até 'sem valor'. Para Deus, tudo o que diz respeito ao ser humano tem valor. Tanto que, por causa do ser humano, Deus enviou a nós seu Filho Único.

Oração à Sagrada Família

'Ó Maria, Mãe de Jesus, a vós dirijo com profunda fé e grande devoção a minha súplica:Abençoai meu marido, minha esposa, meus filhos, e alcançai para eles a proteção dos Santos.Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós.São José pai adotivo de Jesus, rogai por nós.Jesus, Filho, ouvi-nos. Jesus, filho, atendei-nos.Virgem Santíssima, dai a toda a minha família a paz, harmonia, amizade, amor, alegria e saúde e coragem nas provações. De coração vos peço esta graça, (fazer o pedido), e tenho a certeza de ser atendido, por vossa intercessão e pelo poder de vosso Divino filho Jesus Cristo. Amém. '

Veja alguns produtos de Sagrada Família