Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Medalha Ágape

A palavra Ágape significa 'amor'. Porém, não é qualquer amor. Trata-se do amor incondicional, o amor sublime, o amor de Deus. Por isso, a Medalha Ágape é cheia de significados maravilhosos. Vamos conhecê-los.

O coração na Medalha Ágape

O coração na Medalha Ágape é o símbolo do amor perfeito, sublime, incondicional. O coração é tido como o centro das emoções. Por isso, o sentimento mais sublime nasce do coração. O coração na Medalha Ágape simboliza a fonte do verdadeiro amor, que é o próprio Deus.

As mãos na medalha Ágape

Se o coração é a fonte do amor, as mãos na Medalha Ágape significam que o amor deve ser de ação e não somente de palavras ou sentimentos. As mãos 'fazem', as mãos 'agem'. Por isso, as mãos na medalha tem dois significados:1. As mãos representam o amor de Deus, que faz tudo por nós, desde dar-nos a vida, conduzir-nos neste mundo e receber-nos na vida futura. 2. As mãos na Medalha Ágape representam também as nossas mãos, simbolizando nossas ações de amor para com o próximo. Quem ama com o amor Ágape recebeu este amor de Deus e transborda-o para com o próximo.

As inscrições na Medalha Ágape

A Medalha Ágape tem duas inscrições. Na parte superior vemos a inscrição em Grego 'a'ap'', cuja pronúncia é Ágape e significa 'amor'. Na parte inferior vemos a inscrição em Português 'Agape'. Como vimos, as duas inscrições significam o amor sublime, incondicional.

Os brilhantes da Medalha Ágape

Os brilhantes na borda da Medalha Ágape circundam de brilho os símbolos do amor. Eles nos dizem que estes símbolos preciosos. Os brilhantes incolores simbolizam a luz que o amor ágape traz. Os brilhantes verdes, usados em algumas medalhas, simbolizam a esperança que o amor gera nos corações. E os brilhantes azuis, usado em outras medalhas, simbolizam o céu, para onde o amor nos conduz, e a verdade, uma das qualidades do verdadeiro amor ágape.

Ágape - Amor incondicional

Ágape significa amor incondicional e perfeito. A expressão 'amor incondicional' significa aquele amor que ama sem impor nenhuma condição para amar. É o amor que 'ama porque ama' e não porque o outro fez alguma coisa para merecer o amor. Assim é o amor de Deus. Deus nos ama como somos, com todos os nossos defeitos e qualidades. Ele não nos ama porque nós fizemos por merecer este amor. Aliás, por mais que façamos, jamais seremos dignos deste amor. Deus nos ama porque nos ama, gratuitamente. Quando aceitamos e recebemos este amor em nossas vidas, ele nos preenche e transborda em amor (também gratuito) para com os outros. Assim, passamos a amar com o amor Ágape, com o amor de Deus. Que Deus nos dê esta graça maravilhosa.

Veja alguns produtos de Medalha Ágape