Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Medalha Ágape

Medalha Ágape teve origem na palavra Ágape, que é uma das diversas palavras gregas que significa amor. Foi usada de várias maneiras incluindo por autores bíblicos.

ANTIGUIDADE

A palavra Ágape é usada desde a antiga Grécia e designa o amor puro, profundo, nobre. Os romanos usaram a palavra como um termo respeitoso, usado no começo das cartas, algo como o uso que fazemos da expressão “prezado”.

MEDALHA ÁGUAPENO MEIO CRISTÃO

O termo ágape teve grande uso por parte dos escritores cristãos do começo do cristianismo, ela representa basicamente a palavra “caridade” que denota o amor cristão (veja 1 Coríntios 13,8). Porém, a mais nobre e perfeita definição de Ágape acontece quando ela designa o próprio Deus. Veja a linda expressão em grego: “Agape do ein de Theos do”, Deus é amor (1 João, 4,8).

O Novo Testamento oferece definições e exemplos do amor ágape, significando o amor entre irmãos, o amor do pai com os filhos, e o amor incondicional de Deus para com o ser humano.

Jesus nos ensina que o maior mandamento é o amor: “Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos. E o segundo é: Amai (ágape) vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os Profetas residem nestes dois mandamentos” (Mateus 22, 37-41).

Os escritores cristãos descreveram o amor ágape como expressão de um amor incondicional, que não discrimina, que não exige nenhuma condição, sendo algo pelo qual se decide livre e voluntariamente. São Paulo assim escreve: “O amor (ágape) é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante nem escandaloso. Não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará” (1 Coríntios 13, 4-8).

MEDALHA ÁGAPE – A MEDALHA DO AMOR VERDADEIRO

O amor ágape foi vivido plenamente por Jesus Cristo, a ponto dele se fazer um de nós, assumindo nossa condição humana e sendo igual a nós em tudo, com exceção do pecado. Ele se entregou e morreu na cruz para nos salvar do pecado e da morte. Só Ele poderia fazer isso por nós, e o fez livre e decididamente.

A Medalha Ágape simboliza o amor cristão de dar do próprio coração para outra pessoa, tornando-a feliz. Ela simboliza esse amor de Jesus Cristo pela humanidade, por cada um de nós, para nos salvar e nos libertar do pecado e da morte eterna. É a medalha do amor verdadeiro!

Veja alguns produtos de Medalha Ágape