Carrinho

Teleatendimento: (11) 4800-3800

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Santa Luzia

Devoção a Santos

Devoção a Santa Luzia

A devoção a Santa Luzia

Origem

Luzia ou Lucia em italiano, nasceu em 280, em Siracusa, Itália. Filha de pais cristãos, ficou órfã de pai quando pequena. Sua mãe permaneceu firme e a educou na fé. Quando Luzia ficou jovem, sua mãe sofria de uma forte hemorragia, de tal forma que nenhum médico conseguiu curá-la. Luzia, então, teve a inspiração de levar sua mãe ao túmulo de Santa Ágata, em Catânia. Luzia acreditava firmemente que, se sua mãe tocasse no túmulo, receberia a cura.

Visão de Santa Ágata

Com dificuldade, foram. Quando chegaram, participaram da santa missa. O Evangelho do dia era, precisamente, a passagem da mulher que sofria de hemorragia há 12 anos e foi curada por Jesus. Isso estimulou a fé das duas. Chegando ao túmulo, porém, a própria Santa Ágata apareceu a Luzia e disse:

'Luzia minha irmã, por que pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catania foi abençoada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa.' Luzia compreendeu a mensagem e disse à mãe: 'Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou.' No mesmo instante a mãe sentiu que estava curada.

Consagração a Deus

Tocada em sua alma pela graça de Deus, Luzia desejou consagrar-se totalmente a Deus e doar seu dote aos pobres. Acontece que Luzia tinha um pretendente que não se conformou com a decisão da jovem e denunciou-a ao governador. Na época, o imperador Diocleciano perseguia durante os cristãos. Por isso, Luzia foi presa.

Torturas e morte

Julgada e condenada, o governador, tentando dissuadi-la da fé, ordenou que ela fosse levada a um prostíbulo. Lá, sofrendo terríveis humilhações, Luzia pediu a Deus que a protegesse da violação. Nesse momento, ela se tornou pesada de tal forma que nem dez homens conseguiram movê-la ou mexer com seu corpo e desistiram. Então, o governador ordenou que ela fosse torturada e morta ali mesmo.

Jogaram azeite fervendo sobre ela e nada lhe aconteceu. Espancaram-na e arrancaram-lhe os olhos, mas ela não renegou sua fé em Jesus Cristo. Por este motivo ela se tornou a protetora dos olhos. Depois de tantos sofrimentos, Santa Luzia morreu decapitada. Morreu pedindo a Deus paz para a Igreja. Muitos se converteram por causa do seu testemunho de fé. Era o dia 13 de dezembro do ano 304, na cidade de Siracusa. Logo os cristãos dali a elegeram padroeira da cidade. O corpo incorrupto de Santa Luzia encontra-se hoje na cidade de Veneza, Itália, na igreja de São Jeremias.

A devoção a Santa Luzia

A devoção a Santa Luzia é a devoção da fé inabalável e do testemunho corajoso da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Também é a devoção daqueles que procuram proteção e cura para os olhos. Ela, que sofreu a dor de ter seus olhos arrancados por causa da fé, pode interceder por todos aqueles que sentem nos olhos a dor da doença, da limitação, da falta de visão. Antes de tudo, porém, Santa Luzia pede a Deus para que tenhamos a visão interior e que possamos enxergar em nosso coração e em nossa vida a presença de Deus, que nos ama e nos quer perto dele.

A verdadeira visão

Santa Luzia intercede, também, para que aprendamos a enxergar a presença de Jesus Cristo em nosso próximo e naqueles que sofrem. Esta é a visão que vai nos levar para o céu. A visão do amor, da caridade, do Evangelho. Que Santa Luzia alcance para nós a grande graça de vermos no próximo a pessoa de Jesus e que possamos servi-lo que Ele merece.

Oração a Santa Luzia

'Ó Santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual.

Atendei a este meu pedido. (fazer o pedido).

Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó, minha querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica. Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós.'

Veja alguns produtos de Santa Luzia