Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Luzia

Santos e ícones Católicos

Significado e Simbolismo de Santa Luzia

Santa Luzia, também chamada Lúcia, é a protetora dos olhos, a janela de nossa alma. Nasceu em 280 na cidade de Siracusa, na Itália. Seu nome vem do Latim e deriva de 'luz'. A arte perpetua seu gesto de fidelidade e amor a Jesus Cristo até os dias de hoje. Ela é citada até pelo escritor Dante Alighieri, na sua obra 'A Divina Comédia'. Ele atribuiu à Luzia a graça iluminadora. Sua fé era tamanha que ela levou sua mãe doente ao túmulo de Santa Águeda, acreditando que, ao tocar o túmulo, ela ficaria curada. E assim aconteceu. Vamos compreender os símbolos de sua imagem.

A bandeja com os olhos de Santa Luzia

A bandeja com os olhos de Santa Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia era uma linda jovem. Por isso, um nobre quis se casar com ela. Acontece que Luzia era cristã e tinha feito um voto de castidade. Por isso, recusou o pretendente. Este insistiu, alegando que Luzia era linda demais e ele estava encantado com sua beleza e com os olhos que ela tinha. Por causa disso, Luzia sentiu a forte inspiração de arrancar seus olhos e entregar a ele numa bandeja, dizendo que a verdadeira beleza não se vê com os olhos, mas sim com o coração. Por isso, Santa Luzia é representada segurando uma bandeja com dois olhos. E por isso também ela é a protetora dos olhos. E foi a partir daí que começou o martírio de Santa Luzia. Este martírio está representado em sua imagem.

A Túnica vermelha de Santa Luzia

A túnica vermelha na imagem de Santa Luzia simboliza o martírio da santa. Quando Santa Luzia arrancou seus olhos, outros olhos mais lindos ainda nasceram no mesmo instante em seu rosto. O pretendente, ao ser rejeitado e vendo a fé da jovem e o milagre dos olhos dela, ficou furioso e a denunciou acusando-a de praticar uma religião proibida pelo imperador. Por isso ela foi presa e torturada de várias maneiras horríveis, mas permaneceu firme. Por fim, não renegando sua fé, ela foi decapitada. Morreu mártir.

A fita amarela na túnica

A fita amarela, em detalhe na túnica, simboliza a vitória de Santa Luzia sobre a corrupção humana, o pecado. Simboliza, também, que a santa esteve sempre sob a proteção de Deus, seu maior defensor.

A Palma de Santa Luzia

A palma na imagem de Santa Luzia representa o seu martírio. É um símbolo de vitória e é usado pela Igreja para representar a vitória de Cristo sobre o pecado, e vitória dos santos sobre a morte. É o símbolo de todos os santos que morreram martirizados.

Manto verde de Santa Luzia

Na imagem de Santa Luzia, o verde representa a vida que ela alcançou depois da morte. O verde é a cor das plantas vivas e representa a esperança e o triunfo da vida sobre a morte.

Véu branco de Santa Luzia

O véu branco representa a pureza de Santa Luzia. Na bíblia, o branco significa pureza, santidade, inocência. No cristianismo o véu está associado ao Véu do Tabernáculo, ao véu do Santo dos Santos no Templo de Salomão. Era usado também para proteger objetos sagrados, de modo especial a eucaristia.

Oração

'Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual. Atendei a este meu pedido. (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó min há querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica. Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém. Santa Luzia, rogai por nós.'

Veja alguns produtos de Santa Luzia