Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Sebastião

Terço de São Sebastião

Protetor dos presos, dos arqueiros, de pessoas com feridas, pestes e doenças contagiosas.

São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no fim do século III, mascresceu e foi educado em Milão. De família cristã, sempre se mostrou forte e piedoso. Adulto, alistou-se militar e subiu vários postos na carreira, chegando a ser comandante da guarda pessoal do imperador romano. Nessa posição, São Sebastião conseguiu ajudar bastante os cristãos presos em Roma, visitando-os com frequência, consolando-ose animando-os na fé. Quando a perseguição contra os cristãos se agravou, um soldado denunciou São Sebastião, acusando-o da prática cristã. Questionado pelo próprio imperador, o santo assumiu sua fé sem temor. Diocleciano, o imperador, perplexo e furioso, ordenouque São Sebastião fosse morto a flechadas.Num campo aberto, ele foi despido, amarrado a um tronco e perfurado por várias flechas. Julgando que estivesse morto, os soldados o abandonaram no tronco. À noite, a esposa de um outro cristão mártirchamado Castuloe algumas companheiras foram ao local retirar o corpo de São Sebastião e, descobrindo que estava vivo, levaram-no para a casa e cuidaram de suas feridas. Recuperado, São Sebastião continuou sua missão evangelizadora. Corajosamente, apresentou-se ao imperador e censurou-o pelas injustiças contra os cristãos.Diocleciano ordenou que ele fosse espancado até a morte. E, para que seu corpo não fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no num esgoto de Roma. Outra piedosa mulher, Santa Luciana, recolheu seus restos mortais sepultou-os nas catacumbasno ano 287.Em 680 suas relíquias foram trasladadas para uma basílica construída pelo Imperador Constantino e lá se encontram até hoje.Em 1575 e 1599, Milão e Lisboa, respectivamente, sofriam duramente com epidemias que dizimavam a população. Porém, após atos públicos, procissões e orações suplicando a intercessão de São Sebastião, os males cessaram. Isso confirmou a proteção de São Sebastião contra pestes e doenças contagiosas.

O Terço de São Sebastião

O Terço de São Sebastião é o Terço dos presidiários, dos feridos de morte, das pessoas que sofrem com feridas no corpo. É também o Terço para pedir proteção contra as pestes e as doenças contagiosas. Também é o Terço da fé, da caridade e da coragem diante das perseguições.

Como rezar o Terço de São Sebastião

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de São Sebastião. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a família cristã de São Sebastião.Por causa da graça de Deus e da formação cristã que recebeu em casa, São Sebastião se tornou um grande santo, capaz de enfrentar a morte por causa de Jesus. E pedimos, por intercessão de São Sebastião, a graça de fazermos todo o possível para que nossas famílias se tornem cada vez mais cristãs.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Ó São Sebastião, protetor contra pestes, epidemiase ferimentos,
Socorrei-nosno combate, livrai-nos de todos os tormentos.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a carreira militar deSão Sebastião, sendo exemplo de honestidade e competência, alcançando altos postos diante do imperador. E pedimos a graça de desempenharmos bem todas as nossas funções e atividades, para a maior glória de Deus.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a vida cristã São Sebastião que, mesmo sendo proibido, visitava, ajudava e consolava os cristãos, praticava a caridade com os pobres e anunciava o Evangelho. E pedimos a graça de vivermos nossa vida cristã com todo amor e caridade, de tal forma que nosso exemplo ilumine a vida de quem estiver perto de nós.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a denúncia e o primeiro martírio de São Sebastião. Denunciado por ser cristão e castigado com flechadas, ele esteve quase morto, mas sobreviveu para testemunhar sua fé e converter mais pessoas por seu testemunho. E pedimos, por sua intercessão, a força divina para suportarmos todos os sofrimentos com fé, esperança e amor.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos o segundo de São Sebastião, morto e jogado num esgoto por causa de sua fé em Jesus Cristo. E pedimos uma fé viva e corajosa, que não vacile por causa das zombarias e perseguições, que sejamos testemunhosiluminadores como o foi São Sebastião

Salve Rainha

Oração a São Sebastião (contra as epidemias)
“Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje pedimos a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.
Glorioso mártir São Sebastião, protegei a nós e a nossos animais contra o contágio da peste, as epidemias, as doenças e a fome; defendei nossos rebanhos e nossas plantações, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos, livrai-nos da guerra e defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Amém. São Sebastião, rogai por nós!”

Veja alguns produtos de São Sebastião