Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Roberto

São Roberto se chamava Roberto Francesco Romulo, conhecido também como Roberto Belarmino, por causa do nome de seus pais: Cintia e Vicente Belarmino. Roberto nasceu em Montepulciano, Itália, e era sobrinho de um papa, o Papa Marcelo ll. Por isso, teve grande influência cristã em sua vida. Dotado de inteligência extraordinária, tinha grande aptidão para aprender línguas e foi professor de latim e grego.

Vida religiosa de São Roberto

No ano de 1560 entrou para o seminário dos jesuítas, os mais cultos da Igreja na época. Foi ordenado sacerdote em 1570 e se tornou professor de teologia na universidade de Louvain, na Bélgica. São Roberto, aliás, foi o primeiro jesuíta a dar aulas numa universidade.

Ida para o Vaticano

No ano de 1576, o Papa Gregório XIII pediu ao superior jesuíta do Padre Roberto que o liberasse para ir para Roma. O pedido, claro, foi atendido. Padre Roberto, então, foi ensinar a matéria chamada Controvérsia Teológica no Colégio Romano. O saber do Padre Roberto e seu poder de oratória tornavam suas aulas eram tão interessantes que até protestantes ingleses e holandeses iam assisti-las e discutir com ele. Essas aulas foram a base para a sua grande obra literária para a Igreja, chamada Lições relativas às controvérsias da fé cristã contra os hereges contemporâneos. Ou simplesmente, Controvérsias.

Controvérsias

As famosas Controvérsias de São Roberto, são uma grande obra composta de vários livros, cada um abordando um assunto importante e interessante para a igreja, tanto da época, quanto da atual. São Roberto levou 11 anos para terminar todos os livros. Neles, ele fala sobre Deus, Cristo, o Papa, sobre os concílios da igreja, sobre a Igreja Católica, sobre os sacramentos, sobre o livre arbítrio e sobre a graça de Deus na vida dos homens. Quando os livros foram lançados, a Igreja ficou perplexa com a profundidade, didática e cultura do santo. Até os protestantes reconheceram a importância dessa obra. Chegaram até a falar que a obra não poderia ser de um só homem, mas de uma equipe de estudiosos.

São Roberto, um doutor da Igreja

O Papa Clemente VIII fez questão de dar  uma aprovação especial à obra de São Roberto e o nomeou Cardeal, dizendo: A Igreja de Deus não tem outro igual em saber. Em seguida, São Roberto foi nomeado teólogo oficial do Papa, examinador dos Bispos, consultor do Santo Ofício e em 1602 tornou-se Arcebispo de Cápua, Itália, onde era amado por todos os fiéis. Mais tarde, foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI, por causa de toda a sua obra voltada para a verdadeira fé em Cristo Jesus.

Quando foi diretor do Colégio Romano, passou a ser o orientador espiritual de São Luiz Gonzaga, e após o falecimento deste Santo, São Roberto participou dos estudos e da indicação de sua Beatificação.

Na eleição do Papa Paulo V, São Roberto obteve expressiva votação. O Papa eleito o nomeou prefeito da biblioteca do Vaticano e principal conselheiro teológico da Santa Sé.

Devoção e morte de São Roberto

São Roberto foi transferido para casa principal dos jesuítas em Cápua, Itália, porque estava muito doente. Em sua doença, até o Papa Gregório XIII foi visitá-lo. Em seu leito de morte pediu para que os padres escrevessem: O Padre Roberto morre pela misericórdia de Deus, no seio da igreja e na verdadeira fé. Em sua última hora não pensava diferente do que escrevera nas Controvérsias, em defesa da igreja. Rezou o salmo 50, um Pai Nosso, uma Ave Maria e faleceu no dia 17 de setembro de 1621, aos 79 anos.

Em 1930 foi beatificado e canonizado pelo Papa Pio XI e declarado Doutor da igreja.

Seu corpo está enterrado na Capela do Colégio Romano, onde lecionou e foi diretor, ao lado do tumulo de São Luiz Gonzaga.

Oração a São Roberto

Ó Deus nosso Pai, a exemplo de São Roberto, fazei-nos amar a vossa Palavra. Em nossas dificuldades, nos momentos sem esperança de nossa vida, saibamos em vós buscar alento, força, inspiração e luz para nossos passos. São Roberto rogai por nós. Amém. 

Veja alguns produtos de São Roberto