Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Davi

01 de março – São Davi

Padroeiro do País de Gales e Protetor dos pombos

Onomástico

Etimologia: o nome Davi origina-se do hebraico Dawid, e significa querido, o amado, predileto. Davi, o rei mais famoso de Israel, expandiu sua nação.

Onomástico: Colocar o nome de Davi é desejar à pessoa as virtudes do rei Davi, como a coragem, a fé, a força. E, também as virtudes de São Davi, que são: a determinação, o espírito de sacrifício, a humildade e a oração.

Origens

Davi nasceu no ano 500, numa cidade chamada Menevia, hoje conhecida como São Davi, no País de Gales. Era descendente da família real. Seu pai ficou conhecido como Rei Sant de Wales do Sul. Davi era neto do Príncipe de Cardigan, cujo nome era Ceredig.

Influências

Seguindo as ordens de seu tutor São Paulino, Davi passou anos estudando para, enfim, receber a instrução cristã inicial. Foi influenciado por um grande número de monges sábios da época, tornando-se extremamente rígido no que se refere à doutrina cristã.

Realizações

São Davi foi o responsável pela fundação de 12 mosteiros em Croyland e Pembrokeshire. Esses monastérios possuíam regras extremamente rígidas, que tinham como base os monges egípcios, famosos por serem inflexíveis e incorruptíveis. O monge também contribuiu muito com o Sínodo de Brevi, em Cardiganshire, e, devido ao seu mérito e sua honra, foi eleito como primaz (superior a determinados bispos e arcebispos) da Igreja de Cambrian. Em seguida Davi obteve indicação para ser Arcebispo da cidade de Caerleon, situada às margens do rio Usk.

Milagres

De acordo com a tradição, assim que foi consagrado Arcebispo uma pomba pousou no seu ombro. O fato foi interpretado como um sinal que ele era portador da bênção do Espírito Santo. Alguns anos depois, viajou para Jerusalém, com o intuito de converter pagãos e não-cristãos. Lá, conseguiu cumprir essa missão com grande êxito. Quando a população não o ouvia, usava de orações para curar os doentes e levantar os paralíticos, seguindo o exemplo de Jesus. Com o tempo, passou a atrair multidões de fiéis. Por causa de sua vida santa, teve a honra de ser canonizado e incluído no Livro dos Santos.

A morte

São Davi morreu de causas naturais no ano 589 em Pembrokeshire, País de Gales. Foi canonizado pelo Papa Calixto II em 1123, e é sempre representado, em suas imagens, pregando no topo de um monte, com uma pomba em seu ombro, em referência à sua consagração.

Oração a São Davi

“Ó Deus, que destes a São Davi a fé ardorosa, que o tornou capaz de renunciar a tudo para seguir a fé, dai também a nós o ardor missionário e a fé, para transformar nossa vida por teu amor. Por Nosso Senhor Jesus cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Davi, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Outros Santos