Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santo Emmanuel Trieu

26 de março - Santo Emmanuel Trieu

Mártir do Vietnam

Onomástico

Etimologia: Emmanuel vem do Hebraico e significa "Deus está conosco" ou simplesmente "Deus conosco"

Onomástico: dar o nome Emmanuel é evocar para a pessoa que o recebe a presença de Deus. Além disso, lembrando de Santo Emmanuel Trieu, dar este nome é evocar a fé firme e forte, a coragem que tudo enfrenta, o amor a Deus e a bondade.

Origens

Emmanuel Von Trieu foi um cristão nascido no Vietnam. Recebeu a fé cristã já em sua família. A fé foi transmitida a ele de maneira forte e profunda. Algumas aldeias e cidades do Vietnam foram evangelizadas por padres dominicanos e Jesuítas franceses, que souberam transmitir tal fé aos vietnamitas. Na sua juventude, Emmanuel Trieu foi membro do exército de seu país. Nesse tempo, a perseguição contra os cristãos no Vietnam estava em tempos de trégua.

Ordenação sacerdotal

Santo Emmanuel Trieu foi ordenado sacerdote no Vietnam. Como sacerdote, ele trabalhou sob a proteção da missão estrangeira de Paris, ligada à Ordem Dominicana. Ele pregou o Evangelho e ministrou os sacramentos nas aldeias vietnamitas enquanto isso lhe for permitido pelo governo.

Prisão

Quando o governo Vietnamita mudou, o que assumiu o poder era francamente anticristão. Por isso, tal governo lançou uma terrível perseguição contra os cristãos no país. Os cristãos, então, passaram a viver novamente na clandestinidade. Santo Emmanuel Trieu continuou seu ministério, às escondidas do governo. Continuava levando o consolo da fé e o amor de Jesus Cristo a todos os que precisavam. Porém, certa vez, quando foi visitar sua mãe, foi denunciado e preso pelas forças do governo.

Martírio

Preso, Santo Emmanuel Trieu continuou firma na fé e não renegou Jesus Cristo, como queriam seus algozes. Por isso, foi cruelmente torturado e, depois, executado por decapitação em Hue Annam. Junto com ele estavam outros 42 mártires. No total, esta perseguição assassinou cento e dezessete cristãos católicos no Vietnam. A fé, porém, permaneceu firme e fortalecida nas comunidades católicas clandestinas do Vietnam. Mais tarde, em tempos de liberdade religiosa, a Igreja floresceu vibrante e forte.

Canonização e celebração

Santo Emmanuel Trieu foi canonizado no ano de 1988 pelo papa João Paulo II e sua festa é celebrada no dia 26 de março. Santo Emmanuel Trieu junto com os outros tantos mártires do Vietnam são venerados naquele país como santos, cheios de fé inabalável e amor por Jesus Cristo. Graças a eles a Igreja vietnamita sobreviveu a terríveis perseguições e permaneceu firme até os dias de hoje.

Oração a Santo Emmanuel Trieu

“Ó Deus, que destes a Santo Emmanuel Trieu a graça de conhecer-vos tão profundamente e de amar-vos de tal maneira que chegou a dar a própria vida por vós. Dai também a nós a graça de conhecer-vos profundamente em nossos corações e de amar-vos acima de todas as coisas, seguindo o exemplo de Santo Emmanuel Trieu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Santo Emmanuel Trieu, rogai por nós.”

“Ore para que as igrejas perseguidas. O Senhor as fortaleça em sua fé apesar das dificuldades e perseguições. Confiamos ao Senhor especialmente a Igreja na China que sofre enormemente de perseguição.

Veja alguns produtos de Outros Santos