Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São Longuinho

São Longuinho é o santo das coisas perdidas. Sua vida, porém, é mais rica e sua mensagem para o mundo é fascinante. O nome 'Longuinho' é um aportuguesamento de 'Longinus', um nome latino de um soldado romano que viveu no tempo de Cristo. Ele não só viveu no tempo de Cristo como foi um dos torturadores do Mestre. E o fato mais marcante de sua vida foi ter furado o peito de Jesus, 'de onde jorrou sangue e água' (João 19, 34). Longinus era cego de um olho e ficou curado quando algumas gotas da água do coração de Jesus caíram sobre seus olhos. Então, ele se converteu e deixou de ser legionário. Porém, foi martirizado por propagar a fé em Jesus Cristo. Vamos conhecer sua imagem.

Túnica e capuz marrom

A túnica e o capuz marrom de São Longuinho simbolizam a humildade e é também a roupa de uma longa jornada. Com efeito, Longinus fez uma longa jornada de Roma a Israel e, depois, uma jornada espiritual, deixando de ser soldado, violento, para se tornar um cristão propagador do Evangelho.

O alforje de São Longuinho

O alforje ou bolsa de São Longuinho simboliza a bagagem de sua jornada espiritual: o encontro com Jesus Cristo na cruz, que o transformou num homem de paz e de amor ao próximo. De torturador a pregador do amor de Deus.

A lanterna de São Longuinho

A lanterna de São Longuinho simboliza o fato de ele ajudar a encontrar coisas perdidas. Longinus era um soldado romano de baixa estatura. Nas tavernas e reuniões dos soldados, ele sempre encontrava coisas perdidas, por ser baixinho, e as entregava a seus donos. Ele se tornou famoso na legião romana por causa disso. Por outro lado, o Papa Silvestre II, no ano 999 estudou sua história e aprovou sua canonização. Porém, muitos documentos do processo, se perderam por anos. Então, Silvestre II pediu a São Longuinho ajuda para encontrar os documentos. Pouco tempo depois, encontraram os documentos a canonização seguiu em frente. Por isso, também, São Longuinho se tornou o santo das coisas perdidas.

O cajado de São longuinho

O cajado de São longuinho simboliza a fé, que o apoiou em sua jornada após conhecer Jesus Cristo. Esta fé o apoiou tanto, que ele se tornou mártir por não renegar a fé em Cristo. Por isso, peçamos que São Longuinho nos ajuda a encontrar, principalmente, a fé. Esta fé que remove montanhas e que nos leva a um encontro pessoal com Jesus Cristo.

A lança de São Longuinho

São Longuinho também é representado como um soldado romano, portando uma lança, a lança com a qual ele perfurou o peito de Jesus, razão da conversão do santo. Este gesto de São Longuinho nos ajudou a ver que é do Sagrado Coração de Jesus que jorra a Água Viva do Espírito Santo e o sangue que cura nossas feridas.

Oração a São Longuinho

'Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma ave Maria'.

Veja alguns produtos de São Longuinho