Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São João Nepomuceno

Santos e ícones Católicos

Significado e Simbolismo de São João Nepomuceno

São João Nepomuceno é conhecido como o "Mártir da Confissão" e sua história é chocante. Ele é o padroeiro da boa confissão e dos confessores. É protetor contra calunias e indiscrições. Também é protetor das pontes, dos trabalhadores das pontes e padroeiro da República Tcheca. É celebrado no dia 16 de maio. Sua imagem "conta" a história de sua vida e de sua morte. Vamos conhecê-la.

A túnica preta e o barrete de São João Nepomuceno

Nascido em Nepomuk (em português "Nepomucemo"), na Bohemia (região da atual República Tcheca) no ano 1340, ele se ordenou sacerdote dominicano. Por isso é representado usando a batina preta de sacerdote desta Ordem Religiosa e o barrete, que é a "boina" ou "chapéu" dos padres.

O sobrepeliz branco

O sobrepeliz branco de São João Nepomuceno simboliza sua pureza de coração. Com efeito, ele foi um sacerdote dedicado na cidade de Praga. Ajudava aos pobres e advogava nas causas daqueles que não tinham condições de se defender. Ao mesmo tempo, era conselheiro de nobres e poderosos. Em todas estas situações, destacava-se sua pureza de coração, que amava a todos indistintamente, fossem ricos ou pobres.

O manto marrom

O manto marrom de São João Nepomuceno simboliza sua humildade. Marrom é a cor da humildade, pois lembra a cor da terra, do "húmus" de onde vem a palavra humildade. Embora transitasse nas mais altas rodas do poder em Praga, São João Nepomuceno nunca perdeu sua humildade e simplicidade, indo para o meio dos pobres sempre que podia e socorrendo-os em suas necessidades, até mesmo jurídicas.

A estola roxa e a morte de São João Nepomuceno

A estola roxa de São João Nepomuceno simboliza o sacramento da confissão, razão pela qual ele foi morto. Ele era confessor da rainha da Bohemia, cujo marido era um rei dissoluto e sanguinário. Em dado momento, o rei quis saber o que a Rainha contava nas confissões. São João Nepomuceno recusou-se a quebrar o segredo do Sacramento da Confissão. O rei, indignado, mandou que São João Nepomuceno fosse torturado cruelmente. Mesmo assim, o padre João não quebrou seu voto de segredo sobre as confissões. Por isso, o rei mandou que ele fosse queimado e jogado no rio Maldau em Praga, sendo atirado de uma ponte. Era o dia 16 de maio de 1993, dia em que se comemora sua festa e seu nascimento para o céu.

O dedo indicador nos lábios e o segredo da confissão

São João Nepomuceno é representado também com o dedo indicador da mão direita sobre os lábios em sinal de silêncio. É o símbolo do gesto maior de sua vida em que ele manteve o silêncio não revelando segredos de confissão. Este gesto nos ensina que o Sacramento da Confissão é algo que acontece entre o fiel e Deus. O sacerdote é um mediador. Ele representa a pessoa de Jesus que perdoa os pecados. Como se trata de um "Sacramento", no momento da confissão o padre "é" a pessoa de Jesus que perdoa. E, pecado perdoado por Deus, é pecado esquecido, eliminado. Não existe mais. O testemunho de São João Nepomuceno nos revela esta maravilhosa verdade.

A cruz no peito

A cruz no peito de São João Nepomuceno simboliza seu sofrimento, martírio e morte por causa de Cristo e do segredo da confissão.

A palma na mão esquerda

A palma na mão esquerda de São João Nepomuceno simboliza a vitória dos mártires, a vitória da vida sobre a morte. São João Nepomuceno entregou sua vida por causa de Jesus Cristo, por causa da maravilhosa realidade do perdão de Deus. Por isso, ele recebeu a palma da vitória destinada a todos aqueles que permanecem fiéis diante das tribulações e perseguições.

As estrelas sobre a cabeça

As estrelas sobre a cabeça de São João Nepomuceno lembram um fato narrado quando da sua morte. Contam que logo após seu corpo ter sido jogado no rio Maldau, apareceram sete estrelas no céu e permaneceram ali por algum tempo. Todos entenderam que estas estrelas simbolizavam o céu que recebia mais um santo e mártir, que dera sua vida heroicamente por causa de Cristo.

Oração a São João Nepomuceno

"Oh! Glorioso e invicto mártir São João Nepomunceno. Comunicai-nos uma centelha das virtudes preservadas e da viva fé, que na coragem enfrentastes as iníquas pretensões humanas e soubestes reservar na humildade e no silêncio o segredo da confissão. Concedei-nos por seu exemplo e intercessão a graça do bom uso de nossa língua e sejamos pelos méritos divinos, enumerados entre os eleitos. Amém!"

Veja alguns produtos de Outros Santos