Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São Jerônimo

A imagem de São Jerônimo revela aquilo de mais importante fez este grande santo. Seu trabalho, feito no Século IV é útil à Igreja e à humanidade até os dias de hoje. Por isso, as representações de São Jerônimo são cheias de símbolos. Vamos compreende-los.

A barba branca de São Jerônimo

A barba branca de São Jerônimo simboliza sua idade avançada, mas, principalmente, sua sabedoria. Ele faleceu em 30 de setembro de 420, aos 78 anos. Homem extremamente culto e sábio. Era poliglota e profundo conhecedor das línguas semíticas, principalmente o Hebraico, o aramaico e o grego. Foi secretário do Papa Dâmaso e ajudou a combater grande heresias. Fundou mosteiros para homens e mulheres na Terra Santa e traduziu a Bíblia das línguas originais para a língua falada pelo povo de então, o Latim. A braba branca de São Jerônimo representa toda esta bagagem.

O hábito marrom de São Jerônimo

O hábito marrom de São Jerônimo representa sua simplicidade e humildade de vida. Apesar de sua grande cultura, apesar de ter sido secretário do Papa e de ter frequentado a mais alta sociedade em Roma, São Jerônimo passou a maior pare de sua vida, 35 anos, vivendo numa caverna, fazendo suas traduções e dedicando-se à oração e à penitência. Vivia uma vida extremamente simples, tendo somente o necessário para viver.

O livro nas mãos de São Jerônimo

O livro nas mãos de São Jerônimo simboliza o título de doutor da Igreja, dado a ele por causa da importância dos escritos que ele deixou. Simboliza também sua grande cultura, conhecimento literário e seu conhecimento das Sagradas Escrituras.

A pena de São Jerônimo

A pena na mão direita de São Jerônimo simboliza todo o trabalho de tradução das Sagradas Escrituras que ele fez durante 35 anos. No seu tempo, as Sagradas Escrituras eram encontradas apenas em Hebraico e Grego. São Jerônimo traduziu tudo para o Latim, a língua falada pelo povo. Esta sua tradução foi chamada de 'Vulgata', que quer dizer 'comum' ou 'de uso comum'. Esta versão da Bíblia feita por São Jerônimo ultrapassou 1500 anos e é usada até hoje.

O Leão de São Jerônimo ' primeiro significado

O Leão ao lado de São Jerônimo tem dois significados. O Primeiro é o do próprio animal. Conta-se que, certo dia, quando São Jerônimo estava trabalhando na caverna com mais alguns monges, apareceu um leão com uma pata ferida. Todos fugiram, menos São Jerônimo, que foi até o animal e viu que sua pata estava cheia de espinhos. Rapidamente o santo ganhou a confiança do felino, tirou-lhe os espinhos e curou-lhe as feridas. A partir de então, o leão tornou-se um animal de estimação de São Jerônimo, acompanhando-o por todos os lugares.

O Leão de São Jerônimo ' segundo significado

O segundo significado do Leão de São Jerônimo é que este animal simboliza o próprio Jesus Cristo, por causa de sua majestade, força e serenidade. Jesus é chamado de o 'Leão da Tribo de Judá'. E isso tem tudo a ver com o trabalho de tradução das Sagradas Escrituras feito por São Jerônimo. Com efeito, Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus personificada. Ele é o 'Verbo de Deus' como diz são João. Ao traduzir a Palavra de Deus para uma linguagem popular, São Jerônimo tornou a pessoa de Jesus mais acessível ao povo.

O crânio perto de São Jerônimo

O crânio perto de São Jerônimo, que aparece em algumas de suas representações, simboliza a morte para o mundo e para os prazeres mundanos e passageiros. São Jerônimo viveu esta realidade. Homem extremamente culto, professor, linguista, profundo conhecedor dos clássicos autores latinos, ele poderia se valer disso para ter uma vida cercada de luxo. Ao contrário, porém, escolheu viver a maior parte de sua vida dentro de uma caverna em Belém.

Oração a São Jerônimo

'Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens através dos séculos elas Sagradas Escrituras, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as escrituras e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos. São Jerônimo, ajudai-nos a considerar os ensinamentos que nos vem da Bíblia, acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do vosso Pai expressa nas Sagradas escrituras. Amém. São Jerônimo, rogai por nós.'

Veja alguns produtos de São Jerônimo