Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Eliana

Santa Eliana viveu nos primórdios do cristianismo, numa região então chama Ponto, onde hoje está situada a Turquia. Os dados biográficos sobre Santa Eliana são escassos. Porém, seu nome encontra-se gravado na página 680 do Livro dos Santos do Vaticano. Sabe-se com certeza que Santa Eliana morreu jovem e virgem. Era cristã desde menina. De fé firme e inabalável, ela e outras três amigas deram suas vidas por causa de Jesus Cristo. Por isso, suas amigas também foram canonizadas pela Igreja. São elas: Santa Taziana, Santa Filantia, e Santa Marciana. A imagem de Santa Elinana revela-nos muito do que ela viveu por causa da fé. Vamos conhece-la.

Os cabelos de Santa Eliana

Os cabelos de Santa Eliana soltos e separados ao meio simbolizam sua virgindade. Ela e suas amigas mártires entregaram sua pureza ao Senhor. Não se sabe se consagraram sua virgindade a Deus, o que era comum nos primórdios do cristianismo, ou se esperavam pelo casamento. Suas vidas, porém, foram interrompidas pelo martírio e elas morreram virgens.

A túnica rosa de Santa Eliana

A túnica rosa de Santa Eliana simboliza a alegria do Evangelho, a alegria da chegada do Salvador, Jesus. Santa Eliana anunciou a alegria do Evangelho e foi capaz de entregar sua vida por causa deste anúncio. Só Jesus é causa de verdadeira alegria para o coração humano. Santa Eliana lutou por essa verdade.

Os braços cruzados no peito

Os braços cruzados no peito de Santa Eliana simbolizam seu amor a Deus e seu espírito de oração. Na prisão, nos sofrimentos, nas torturas, o amor 'a' Deus e o amor 'de' Deus sustentaram seu coração e sua perseverança na fé. O amor verdadeiro vem de Deus e faz milagres.

O olhar de Santa Eliana

O olhar de Santa Eliana para cima mostra-nos sua humildade e sua busca pelas coisas do alto. Por causa disso ela foi morta. Porém, também por causa disso, sua memória perpetuou-se na história. Este olhar simboliza a oração, a contemplação, a busca de Deus e de tudo aquilo que é louvável e justo.

O vaso com fogo

O vaso com fogo em chamas ao lado de Santa Eliana tem dois significados. Primeiro, significa o amor ardente que ela tinha por Nosso Senhor Jesus Cristo, a ponto de entregar sua vida por Ele. Em segundo lugar, simboliza as torturas que Santa Eliana sofreu por causa de sua fé e amor a Jesus. Torturas terríveis, mas que foram sementes de novos cristãos. Sim, porque, muitos dos que viram-na sofrer sem renegar sua fé acreditaram em seu testemunho e se converteram.

A palma nas mãos de Santa Eliana

A palma nas mãos de Santa Eliana simboliza a vitória dos mártires, aqueles que entregam sua vida por causa da fé em Cristo. Os mártires são canonizados na Igreja sem exigência de processo, pelo simples fato de que deram suas vidas por Jesus. Eles alcançam a vitória celestial e a glória dos santos, simbolizada pela palma.

Os lírios de Santa Eliana

Os lírios ao redor de Santa Eliana simbolizam sua pureza de coração. Pura, casta, virgem, Santa Eliana anunciou que vale a pena seguir Jesus e viver o que ele ensinou, custe o que custar. A pureza de coração de Santa Eliana sobressaiu-se nos momentos em que ela foi torturada: ela não abiu mão de sua paz interior, mesmo no sofrimento, e não renegou Jesus, que dava forças ao seu coração para que ela vencesse a provação. Um coração puro está aberto a Deus e recebe mais facilmente as graças que ele tem para dar. 'Felizes os puros de coração, porque verão a Deus! (Mateus 5)

Oração a Santa Eliana

'Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, peço a Santa Eliana, a Santa da Providência, que me proteja, para que eu sempre tenha um trabalho para poder prover as necessidades minhas e de minha família, que o pão de cada dia jamais falte, que eu jamais me desespere e tenha sempre a certeza que o Pai jamais desampara os seus filhos, por isto a vós Santa Eliana a 'Santa da Providência' eu imploro a vossa intercessão. Que assim seja.'

Veja alguns produtos de Santa Eliana