Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Efigênia

Origens de Santa Efigênia

Efigênia ou Ifigênia foi a primeira mulher africana a se tornar santa no início do cristianismo. Ela era filha de Eufenisa e Eggipus, reis da Núbia. Foi convertida pelo apóstolo São Mateus e, com ele, foi responsável pela difusão do cristianismo na Etiópia, país que fica no nordeste da África. Em quase todas as suas representações Santa Efigênia está usando o hábito das carmelitas e, na mão, leva a maquete de uma casa ou igreja em chamas. Vamos compreender os símbolos dessas imagens.

O hábito de Santa Efigênia

O hábito ou túnica marrom de Santa Efigênia é um hábito que lembra o das carmelitas. Acontece que desde os primórdios do cristianismo, e mesmo antes de Cristo, um grupo de pessoas cultivava a espiritualidade do Profeta Elias, que tem sua origem no Monte Carmelo. A maioria desses 'carmelitas' aderiu ao cristianismo e alguns deles chegaram à Etiópia junto com São Mateus para anunciar o Evangelho. A espiritualidade desse grupo influenciou Efigênia e ela passou a usar o hábito marrom que eles usavam. Este hábito significa pobreza, desapego dos bens materiais, profunda espiritualidade e sinal de consagração a Deus.

O véu preto de Santa EfigêniaO véu preto simboliza os votos perpétuos feitos por Santa Efigênia, entregando humildemente sua vida a Deus na castidade, na pobreza e na obediência.

O véu branco de Santa Efigênia

Abaixo do véu preto, há um véu branco na imagem de Santa Efigênia. Este véu branco significa a virgindade da santa. Nos votos que ela fez, ela ofereceu a Jesus Cristo sua virgindade, como sinal de amor a Deus e de serviço aos pobres.

O Terço de Santa Efigênia

Algumas imagens de Santa Efigênia a mostram com o Terço. Ele representa sua devoção à Virgem Maria, sua vida de constante oração e adoração dos mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos da vida de Cristo.

O livro nas mãos de Santa Efigênia

O livro nas mãos de Santa Efigênia representa o Evangelho que ela recebeu do próprio São Mateus Evangelista. Representa também a liderança de Santa Efigênia no convento que ela fundou a pedido do próprio Jesus.

A coroa de Santa Efigênia

Algumas imagens representam Santa Efigênia com uma coroa, que tem dois significados. Primeiro, simboliza a coroa da vitória dos santos sobre o pecado e sobre a morte. Depois, significa também a origem nobre de Santa Efigênia: era uma princesa que deixou tudo por causa de Cristo.

A espada na mão de Santa Efigênia

Algumas imagens de Santa Efigênia apresentam a santa segurando uma espada em sua mão direita. Às vezes a espada é feita no formato de uma chama. A espada simboliza a Palavra de Deus, como lemos em Efésios 6, 10ss. E a espada n mão de Santa Efigênia simboliza a pregação da Palavra de Deus que ela realizou na companhia de São Mateus e na companhia das irmãs da ordem que ela fundou. Simboliza a força da Palavra de Deus nos lábios de Santa Efigênia.

A casa nas mãos de Santa Efigênia

A casa nas mãos de Santa Efigênia tem dois significados.1. Quando ela aparece em chamas representa sua vitória sobre o mal. Orientada por São Mateus, Santa Efigênia construiu uma casa para mulheres da Etiópia vocacionadas à vida religiosa, como ela. Lá, elas viveram uma vida de oração, louvor a Deus e sacrifícios. Porém, um tio de Santa Efigênia matou São Mateus, roubou o trono do pai da santa e quis se casar com ela à força. Como ela negou, o tio tentou incendiar a casa (convento) onde ela e as monjas viviam. Santa Efigênia e as irmãs começaram a rezar. Então, o fogo se apagou no mosteiro e acendeu no castelo do falso rei. Este fugiu correndo e o irmão de Santa Efigênia reinou por longos anos ajudando a espalhar o Evangelho.2. Sem as chamas, a casa nas mãos de Santa Efigênia representa a ajuda que ela deu aos pobres que não tinham casa. Sendo uma princesa, ela ouviu um pedido direto de Jesus e distribuiu todos os seus bens aos pobres. Muitos destes pobres construíram suas casas com os bens que receberam da santa. Por isso ela é conhecida como protetora dos que precisam da casa própria.

Oração a Santa Efigênia

'A Vós, Pai bondoso, com fervor suplicamos pela casa que precisamos e por esta casa (se já a tiver), pelos que nela vivem e por tudo o que ela contém. Abençoai e enriquecei-a com vossos bens. Concedei prodigamente o orvalho do céu e a fertilidade da terra, os bens espirituais e as coisas necessárias para a vida. Que vossa bênção permaneça sobre ela e que o vosso Espírito Santo penetre o coração e a vida de seus moradores, fazendo-os arder em amor por vós e pelo próximo. Que todas as pessoas que nela entrarem tenham o acolhimento da bondade, do amor e da paz. Pela intercessão de Santa Ifigênia, cuja causa de encontrar um teto Vós protegestes, atendei nossas preces e fazei de nós o vosso lar. (FAZER O PEDIDO) Por Cristo Nosso Senhor, Amém.'

Veja alguns produtos de Santa Efigênia