Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Efigênia

O Terço de Santa Efigênia

Protetora dos que buscam a casa própria, contra os incêndios e padroeira dos militares

Efigênia, ou Ifigênia, viveu na Etiópia no primeiro século da fé cristã. Era uma princesa da região de Núbia. Foi evangelizada por São Mateus Evangelista e sentiu-se chamada para a vida religiosa, consagrando-se totalmente a Deus. Iniciou um mosteiro para mulheres, o que contrariou interesses de sacerdotes pagãos locais. Estes, quiseram sacrificá-la jogando-a ao fogo, mas ela clamou a Jesus e foi salva da morte por um anjo. Depois disso, prosseguiu evangelizando a região da Núbia, ajudando aos pobres, principalmente aqueles que não tinha casa. Após a morte dos pais da santa, um tio quis assumir o trono e casar-se com ela, pedindo, para isso, ajuda a São Mateus. São Mateus, porém, explicou, numa missa, porque Santa Efigênia não poderia se casar, pois tinha voto de castidade e de entrega total a Deus. Por isso, o rio, enfurecido, assassinou São Mateus no altar e mandou seus soldados incendiarem o convento de Santa Efigênia. As irmãs, porém, puseram-se a orar. Então, o fogo se apagou no convento e acendeu no palácio do tio, destruindo tudo. Assim, o irmão de Santa Efigênia assumiu o trono e Santa Efigênia ajudou a erguer inúmeras igrejas na Etiópia.Ela arregimentou um exército de freiras dedicadas a Deus nos conventos que fundou.

O Terço de Santa Efigênia para pedir a graça da casa própria

A história de Santa Efigênia nos inspira e ajuda a rezar. Por isso, seu terço é um alimento espiritual para todos os que buscam, não só a casa própria, mas, também, um exemplo de vida inspirador. E, como Santa Efigênia foi protegida por Deus e ajudou a todos os que recorreram a ela, peçamos a sua intercessão cheios de confiança, na certeza de que seremos ouvidos.

Como rezar o Terço de Santa Efigênia

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Efigênia. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a evangelização de Santa Efigênia feita por São Mateus Evangelista.E pedimos a graça de conhecermos Jesus Cristo como ela conheceu e entregou sua vida a ele. 

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Ó doce Santa Efigênia, serva fiel de Jesus
Interceda por mim uma casa, onde o próprio Deus seja a luz. 

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos o Batismo de Santa Efigênia, ministrado por São Mateus. De tal forma ela honrou este sacramento, que se tornou a grande evangelizadora da Etiópia. Pedimos a graça de compreender e viver a beleza e a profundidade do sacramento do Batismo.


Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a vocação de Santa Efigênia para a vida religiosa, como líder e fundadora de vários mosteiros, que transformaram cristianizaram a Etiópia. E pedimos a graça de bem vivermos a vocação para a qual somos chamados.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos o martírio de São Mateus por causa da entrega total de Santa Efigênia a Deus. E pedimos a graça da fidelidade e da perseverança na fé, mesmo diante dos momentos mais difíceis da vida.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos a libertação do fogo no convento de Santa Efigênia; a restituição da verdade por intervenção divina e a missão de Santa Efigênia na evangelização da Etiópia. Pedimos a libertação de todos os males e tentações do inimigo, que podem nos afastar de Deus.

Salve Rainha

Oração a Santa Efigênia
“Ó virgem Santa Efigênia, nós vos imploramos que ilumineis nosso espírito e esclareçais nossa razão, guieis nossos passos e abençoais nossos esforços, derrameis sobre nós toda ternura de vossa alma luminosa e santa, para que sejam purificados nossos sofrimentos. Intercedei por nós junto ao divino cordeiro pela causa que precisamos

(fazer o pedido)

Guiai-nos neste caminho espinhoso da vida para que possamos, como vós e ajudados com o auxílio da divina graça, vencer os embustes do inimigo infernal e gozar convosco a bem-aventurança eterna do Céu. Assim seja.”

Veja alguns produtos de Santa Efigênia