Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Apolônia

Santa Apolônia é a Padroeira dos dentistas e dos que sofrem dos dentes. Ela viveu por volta de 250 d. C. em Alexandria, no Egito. Sua região era dominada pelo império romano e ela foi perseguida sob as leis de Décio, imperador que perseguiu ferozmente os cristãos. Presa pelo simples fato de ser cristã, Apolônia teve a chance de ser libertada se renegasse a fé em Cristo. Porém, ela não renegou Jesus. Então, foi submetida a horríveis torturas em praça pública. Primeiro, arrancaram-lhe os dentes. Ela permaneceu firme. Depois, quebraram-lhe a face com socos e pedras. Por isso ela é a padroeira dos dentistas e dos que sofrem dos dentes. Vendo que ela não negaria Jesus, amarraram-na para queima-la viva, mas Deus a protegeu do fogo. Então os carrascos decapitaram-na. Muitos se converteram por causa de seu testemunho. A imagem de Santa Apolônia conta sua história. Vamos conhecê-la.

O manto vermelho

O manto vermelho de Santa Apolônia simboliza seu martírio. Ela testemunhou com o próprio sangue e a própria vida sua fé em Jesus Cristo. Não renunciou à fé para se livrar dos sofrimentos. Pelo contrário, preferiu sofrer e morrer a negar sua fé e seu amor a Jesus. Por isso o mando vermelho, símbolo do sangue e do martírio.

A túnica verde

A túnica verde de Santa Apolônia simboliza a vida que renasce e vence a morte. Escolhendo morrer por Jesus, ela venceu a morte, pois foi levada para a glória de Deus. Além disso, através de seu testemunho, a vida renasceu para um grande número de pessoas que aderiram à fé por causa desse testemunho. Muitos conheceram Jesus, Caminho, Verdade e Vida por causa do testemunho de Santa Apolônia. Por isso, o verde, símbolo da vida que renasce.

A palma na mão direita

A palma na mão direita de Santa Apolônia simboliza a vitória eterna destinada aos mártires, aqueles que testemunham com o próprio sangue sua fé em Jesus Cristo. Simboliza também a vitória da fé. Por causa da fé Santa Apolônia venceu as piores torturas. Esta é a fé que sustenta os santos. Estando em sua mão direita, simboliza que a decisão pela fé vem de Santa Apolônia, embora a fé seja um dom de Deus, dado de graça aos que o pedem com sinceridade.

O boticão com um dente

O boticão com um dente na mão esquerda de Santa Apolônia simboliza as torturas que ela sofreu, especialmente quando teve seus dentes arrancados brutalmente. Simboliza também sua proteção contra as doenças dos dentes e aos dentistas. Estando o boticão e os dentes em sua mão esquerda, simbolizam aquilo que ela sofreu, ou seja, aquilo que outros fizeram a ela. Não foi um sofrimento que ela procurou ou quis, mas que causaram a ela.

Oração a Santa Apolônia

"Óh bom Deus. Rogamos que a intercessão da gloriosa mártir de Alexandria, Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca. Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas. Afastai, se possível, a amargura das dores de dente. Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas, para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana, e nos seja dado usufruir de vosso reino. Santa Apolônia, intercedei a Deus por nós. Amém."

Veja alguns produtos de Santa Apolônia