Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora Lampadosa

A devoção a Nossa Senhora da Lampadosa nasceu por causa de uma imagem da Virgem Maria cultuada por alguns escravos africanos que viviam na ilha de Lampadosa (ou Lampedusa), Itália. Inúmeros escravos da ilha foram levados para várias partes do mundo, inclusive o Brasil, e levaram com eles a devoção. A Imagem de Nossa senhora de Lampadosa é rica em símbolos e significados. Vamos conhecê-los.

A coroa de Nossa de Lampadosa

A coroa de Nossa de Lampadosa simboliza sua realeza. Ela é a Rainha do céu e da terra, como contemplamos no Quinto Mistério Glorioso do terço.

A roupa dourada de Nossa Senhora de Lampedusa

A roupa dourada de Nossa Senhora de Lampedusa, tanto a túnica quanto o manto, também simbolizam sua realeza. O dourado é a cor da majestade e da realeza. Porém, a Virgem Maria é Rainha por causa de sua humildade e obediência à vontade de Deus e não por vontade própria.

O coração na mão direita de Nossa Senhora de Lampedusa

O coração na mão direita de Nossa Senhora de Lampedusa tem um significado profundo e maravilhoso. Na simbologia cristã, a mão direita é a mão da ação, é a mão que faz, que age, que abençoa. Ter um coração na mão significa "fazer o que faz com amor". "Tudo o que fizerdes, façais com amor, de bom coração, como se fosse para Nosso Senhor Jesus Cristo," disse São Paulo em Colossenses 3, 23. Portanto, com o coração em sua mão direita, Nossa Senhora está nos dizendo: "Pratiquem o amor e a caridade para com o próximo."

O menino Jesus no braço esquerdo de Nossa Senhora de Lampadosa

O menino Jesus no braço esquerdo de Nossa Senhora de Lampadosa está nu, simbolizando sua pureza de coração, sua abertura de coração. Ele é puro, sem manchas e seu amor é que deve motivar o "nosso" amor.

A pomba branca na mão do Menino Jesus

A pomba branca na mão do Menino Jesus simboliza o Espírito Santo e os frutos que Ele traz para nossa vida: amor, paz, alegria, paciência, bondade, perdão, perseverança e tantos outros. Estando na mão esquerda do Menino Jesus significa uma verdade teológica: a de que Jesus é quem nos dá o Espírito Santo. Com a mão direita, o Menino Jesus faz o gesto de abençoar. A imagem nos "fala" que a maior bênção que podemos receber é o Espírito Santo de Deus habitando dentro de nós. E é o Espírito Santo, por sua vez, quem nos revela a pessoa de Jesus.

O Espírito Santo Libertador dos cativos

Outro significado da Pomba na mão do Menino Jesus é o fato de que o Espírito Santo é quem nos traz a verdadeira liberdade, a "liberdade dos filhos de Deus". Iniciando sua missão neste mundo, Jesus leu o profeta Isaías: "Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor." Lucas 4, 17-19

As cores das asas dos anjos

As cores das asas dos anjos aos pés de Nossa Senhora de Lampadosa também tem seus significados. O azul simboliza o céu, onde é o nosso destino; o vermelho simboliza o sangue de Nosso senhor Jesus Cristo e o verde a.ConclusãoPor todos os seus símbolos, Nossa Senhora de Lapadosa poderia ser chamada de "A Rainha do amor e da caridade", aquela que manifesta para nós o amor de Deus e o dom precioso do Espírito Santo.

Oração a Nossa Senhora da Lampadosa pelas almas dos cativos

"Ó Maria, doce refúgio e consoladora esperança dos que sofrem, permite que com inteira confiança, eu impetre vossa poderosa proteção me lance em vossos braços maternais na confortadora certeza de ser atendido(a). Permita, ó Mãe dos que sofrem, que meus lábios se desatem em vossa esperança para suplicar-vos pelas benditas almas dos cativos. Sede Senhora, minha esperança nas lidas cotidianas, minha consolação nas inevitáveis aflições, minhas fortaleza nas acabrunhadas tribulações. E no momento supremo antes do último alento, e na hora final antes de iniciar a via da eternidade, sede minha Mãe, advogada e protetora. Amém."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora Lampadosa