Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora do Bom Parto

Santos e ícones Católicos

Significado e Simbolismo de Nossa Senhora do Bom Parto

Nossa Senhora do Bom Parto é uma devoção muito antiga, da qual se tem notícia desde o Século XI. A representação veio passando por várias fases ao longo dos séculos e, hoje, temos esta, acima, que representa muito bem a devoção. Trata-se de uma devoção que nasceu daquele que, talvez, seja o momento mais importante da vida de qualquer mulher: o parto. Qual mulher não deseja ter por perto nessa hora a poderosa e doce Mãe, Maria, que também viveu a experiência da maternidade" Por isso, a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto é rica em símbolos. Vamos conhece-los.

Maria e o Menino Jesus

A representação de Nossa Senhora do Bom Parto Segurando o menino Jesus no colo tem alguns significados. Primeiro: ela O segura com o braço direito, simbolizando que Jesus quis precisar de uma mãe que o sustentasse e amparasse desde o nascimento até ä sua independência natural. Maria apoia o Menino com a mão esquerda, simbolizando a ternura e o carinho da Mãe sobre Jesus e sobre todos nós, também filhos de Maria.

As coroas de três círculos

Na representação, tanto Nossa Senhora quanto o Menino Jesus tem sobre a cabeça uma coroa dourada de três círculos. Esses três círculos simbolizam a Santíssima Trindade, Deus, Pai, filho e Espírito Santo. E a mensagem é: Maria é Mãe e intercessora em favor da humanidade por vontade divina. Foi Deus, Trindade, quem a colocou nesta posição. E a coroa no Menino Jesus representa sua divindade, lembrando-nos que Ele é uma das pessoas desta Trindade Santa.v O véu e a capa na cor azulO véu e a capa de Nossa Senhora na cor azul simbolizam o céu e a verdade. O céu, porque nossa Mãe está no céu e de lá, intercede por nós. A verdade, porque o Filho que Ela gerou para a humanidade é o caminho, a verdade, e a vida. E esta Verdade que a Virgem Maria nos apresenta em seu colo.

A túnica branca de Nossa Senhora do Bom Parto

A túnica branca de Nossa Senhora do Bom Parto e do Menino Jesus simbolizam a pureza. A palavra pureza tem vários significados que se aplicam à vida espiritual: significa limpidez, transparência, nitidez; inocência, singeleza, sinceridade; pureza de sentimento; pureza de intenções; virgindade, castidade. Significa também finura, elegância; correção, perfeição. Tudo isso é o que representa a túnica branca de Nossa Senhora do Bom Parto e a do Menino Jesus.

Os detalhes em dourado

Os detalhes em dourado na roupa de Nossa Senhora e do Menino Jesus simbolizam a realeza espiritual e a divindade, no caso de Jesus. Maria não é uma "deusa", porém, é a mãe terrena do Filho de Deus. Por isso, ela passou a ser chamada de "Mãe de Deus".

A capa vermelha do Menino Jesus

A capa vermelha do Menino Jesus simbolizam o Sangue e a Paixão de Cristo. Como, para deus, não há tempo, o Menino Jesus já está entregue ao sofrimento e à Paixão. Como nos diz São Paulo: "Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Filipenses 2, 6-8)

Os bebês

Os bebês no céu, perto de Nossa Senhora e do Menino Jesus lembram-nos que o Pai nos conhece antes mesmo de nascermos: "Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações". (Jeremias 1,5) E, claro, os bebês nos falam de partos felizes, "bons partos" alcançados pela intercessão de Nossa Senhora.

As meninas

As meninas ajoelhadas em volta de Nossa Senhora nos lembram a veneração devida à nossa Mãe e a adoração prestada ao Menino Jesus no colo de Maria. Lembram-nos também mulheres, futuras mamães, que serão felizes em seus partos, com as b6ençàos de Nossa Senhora.

Oração a Nossa Senhora do Bom Parto

"Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incómodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebé nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!"

Veja alguns produtos de Outros Santos