Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Nossa Senhora do Bom Parto

Santos e ícones Católicos

História de Nossa Senhora do Bom Parto

08 de outubro - Nossa Senhora do Bom Parto

Protetora das mães parturientes

Origens

Os nomes de Nossa Senhora “do Bom Parto”, “do Bom Sucesso” e “do Divino Parto” surgiram com a imagem da Virgem Negra de Paris, que era venerada na igreja de Saint-Etienne-des-Grès, em Paris. Ao longo dos anos, inúmeras famílias e principalmente gestantes invocam a proteção da virgem.

Uma fama mundial

A veneração a Nossa Senhora do Bom Parto está entre as mais famosas na França, em Portugal e na Espanha, além de diversos países.

Uma representação que mudou ao longo do tempo

Atualmente, a Virgem aparece nas imagens com a pele clara, porém, nas igrejas católicas mais antigas sua imagem pode ser encontrada com a pele morena. Isso ocorre porque antigamente a cor preta nas imagens religiosas simbolizava a fertilidade. Esse simbolismo foi mantido na imagem presente na igreja de Saint-Etienne-des-Grès, já que a representação da Virgem foi esculpida com pedra negra.

Devoção

Por ser considerada milagrosa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès é destino de inúmeras peregrinações durante todo o ano. A Virgem Mãe também é invocada quando ocorrem tragédias públicas e pessoais. Em homenagem a Ela, o Padre Cláudio Poullart dês Places fundou a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, em 1703, em conjunto com doze amigos pobres. A congregação cresceu rapidamente.

Venerada por autoridades

Diversas personalidades importantes da igreja já recorreram à Virgem em sua igreja em Paris, entre eles: São Tomás de Aquino; São Francisco de Sales, (Doutor da Igreja) e São Vicente de Paulo, que entregou à Virgem Negra de Paris sua imensa Obra de caridade, bem como seus Institutos.

Tragédia na Revolução Francesa

Ao longo da Revolução Francesa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès foi inúmeras vezes saqueada, sendo destruída ao final da guerra. No entanto, uma piedosa cristã comprou a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto e a escondeu muito bem. Um tempo depois, a mulher doou a imagem para as Irmãs Enfermeiras da Congregação de São Tomas de Vilanova, que foram responsáveis por construir uma nova capela em honra de Nossa Senhora do Bom Parto, em Neuilly. Assim, elas propagaram o culto e a devoção à Virgem.

Veneração no mundo e no Brasil

O culto à Virgem do Bom Parto foi mundialmente propagado pelos missionários espiritanos. Quando chegaram ao Brasil, no ano de 1885, eles se surpreenderam ao descobrir que Nossa Senhora do Bom Parto já era venerada aqui. Diversos registros mostram que a Virgem do Bom Parto era aqui venerada com a imagem de Nossa Senhora do Ó em uma igreja que foi construída no Rio de Janeiro em 1650. Junto à igreja funcionava também o Recanto do Bom Parto, que acolhia as gestantes excluídas da sociedade.

O início de uma devoção milenar

No livro de sua autoria entitulado “Os trinta títulos de Nossa Senhora”, Pe. Arlindo Rubert relata:

“Muitas mães aflitas, principalmente outrora quando não havia recursos médicos, ao chegarem à sua hora tinham momentos de angústia e recorriam confiantes àquela que em milagroso parto dera com felicidade à luz o Salvador do mundo. Sabe-se que, pelo menos a partir do século XVII, no Brasil, se honrava a Virgem Maria por ocasião da preparação da festa do Natal, que era precedida por novena e pregação em honra da expectativa do parto da Virgem Maria. Dizia-se também Nossa Senhora do Ó: “Ó Sabedoria…; Ó raiz de Jessé…; Ó chave de Davi…, etc.”

Nossa Senhora do Bom Parto no Brasil

Na capital carioca existia a linda igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, assim como existiam e existem capelas da Virgem em várias cidades e vilas, e todas são visitadas por muitos romeiros. Existem representações de Nossa Senhora do Bom Parto nas quais ela aparece de pé, com o Menino Jesus em seus braços, com várias gestantes ao seu redor pedindo-lhe proteção. Na Arquidiocese de São Paulo existe a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, que fica no bairro Tatuapé.

Oração a Nossa Senhora do Bom Parto

“Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade,
nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias
e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção.
Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!”

Veja alguns produtos de Outros Santos