Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora do Amparo

O título Nossa Senhora do Amparo vem de uma antiquíssima devoção mariana, que remonta ao momento da morte de Nosso senhor Jesus Cristo. Antes de entregar seu Espírito, Jesus viu sua Mãe de pé, ao lado do discípulo João. Nesta hora, Jesus pronunciou suas últimas palavras dirigindo-se a Maria e a João, dizendo: 'Mãe, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua Mãe.' Deste momento em diante, João acolheu Maria. O que aconteceu ali foi um 'amparo mútuo' diante de um sofrimento tão grande. João acolheu Maria como mãe. Maria acolheu João como filho. João representou a humanidade inteira e Maria tornou-se Mãe de todos os homens no momento em que João precisava de todo amparo. Por isso ela é chamada de Nossa Senhora do Amparo. A imagem de Nossa senhora do Amparo é rica em símbolos e significados. Vamos conhecê-los.

A imagem de Nossa Senhora do Amparo

A imagem de Nossa Senhora do Amparo remonta ao momento da morte de Jesus, mas representa a Virgem Maria que está no céu e que já venceu o sofrimento. Dois símbolos ilustram esta mensagem, ensinando-nos que 'Os sofrimentos desta vida não tem comparação com a felicidade que espera por nós no céu.' (Filipenses 3, 8)A coroa de Nossa senhora do AmparoA coroa de Nossa senhora do Amparo nos ensina que ela é Rainha do céu e da terra, Rainha dos Anjos.Os anjos aos pés de Nossa senhora do AmparoOs anjos aos pés de Nossa senhora do Amparo nos 'falam' que a Virgem Maria está no céu, na glória, junto de Deus. O fato de serem três anjos nos lembram a Santíssima Trindade, lembrando-nos que Maria faz a vontade de Deus.

Nossa Senhora do Amparo está de pé

O fato de na Imagem de Nossa Senhora do Amparo a Virgem Maria estar de pé relembra-nos a maravilhosa passagem do Evangelho de São João: "Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena". (Jo 19,25) Estar de pé diante da morte de seu Filho, demonstra força extraordinária, fé, confiança, amor. Demonstra também que Maria estava 'afinada' com a vontade de Deus em obediência.

O véu branco de Nossa Senhora do Amparo

O véu branco de Nossa Senhora do Amparo simboliza sua pureza de coração. Ela passou pelo sofrimento de ver a Paixão e morte de seu Filho. Mesmo assim, foi obediente e permaneceu fiel a Deus, sem murmurar. Pelo contrário, foi 'Corredentora' junto com Jesus aceitando o sofrimento.

O manto de Nossa Senhora do Amparo

O manto de Nossa Senhora do Amparo é azul por fora e vermelho por dentro. O azul simboliza o céu onde ela está e para onde nós deveremos ir. O vermelho representa o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua paixão dolorosa. Este manto em vermelho e azul é mais uma afirmação de que a virgem Maria passou pela Paixão junto com seu filho e, também com ele, venceu, ressuscitou e está no céu.

As rosas vermelhas na túnica de Nossa Senhora do Amparo

As rosas vermelhas na túnica de Nossa Senhora do Amparo simbolizam o martírio de Jesus, que ela presenciou aos pés da cruz. Martírio é uma palavra grega que significa 'testemunho, testemunhar, dar testemunho'. Os santos 'mártires' são aqueles que são mortos por testemunharem sua fé em Jesus Cristo. Porém, quando se trata do próprio Jesus, o martírio ou 'testemunho' tem o caráter de 'prova de amor'. Ao morrer na cruz pela nossa salvação, Jesus provou quão grande é o seu amor por nós. A Virgem Maria viveu tudo isso aos pés da cruz. Por isso, as rosas vermelhas em sua túnica.

Oração a Nossa Senhora do Amparo

"Ó dulcíssima Soberana do Amparo, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos invocar neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco. Do alto do trono em que reinais sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos. Vede a quantas tempestades e perigos estamos sem cessar expostos, até o fim da nossa vida. Pelos merecimentos da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, pedimos que, possamos um dia, ir beijar vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para vos louvar e cantar as vossas glórias eternamente no Céu. Amém! Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora do Amparo