Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Divino Pai Eterno

A imagem do Divino Pai Eterno nos mostra, entre outras maravilhas, o Quinto Mistério Glorioso do terço: A Santíssima Trindade coroando de Nossa Senhora no céu. A imagem foi encontrada milagrosamente por volta de 1840, abaixo do solo em um sítio onde, futuramente, nasceria a cidade de Goiânia, em Goiás. Por causa das graças recebidas, a devoção ao Divino Pai Eterno se tornou rapidamente uma das maiores e mais expressivas do Brasil. Vamos conhecer o simbolismo e os significados da imagem.

Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade aparece claramente representada na imagem. Pai, Filho e Espírito Santo: um só Deus em três pessoas distintas.

O Pai Eterno

O Pai Eterno é representado na figura de um homem com cabelos e barba grisalhos, semelhante a Jesus. Cabelos e barba grisalhos não significam que o Pai Eterno é 'mais velho', mas representam a sabedoria e a paternidade do Pai. A semelhança com Jesus é bíblica. Ela lembra a passagem do Evangelho em que Jesus diz a Filipe: 'Quem me vê, vê o Pai.' (João 14, 7-14). E a semelhança do Pai com a figura humana lembra também a passagem do Gênesis, quando Deus diz: 'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.' (Gen 1, 26). O fato de estar sentado representa a autoridade do Pai.

A roupa do Pai Eterno

A túnica branca do Pai simboliza a santidade. O manto vermelho simboliza o fogo do poder criador que só Ele tem. A cor vermelha é usada liturgia nas festas dos mártires e no dia de Pentecostes, pois essa cor também representa o fogo do poder de Deus. O cinto e os desenhos dourados sobre a roupa simbolizam a divindade do Pai.

Jesus Cristo

Jesus é representado na sua figura humana conhecida por todos. Ela lembra a passagem da carta aos Filipenses 2, 6-11: 'Jesus Cristo, sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes...' O fato de estar sentado representa a autoridade de Jesus.

A roupa de Jesus Cristo

O manto vermelho, no caso de Jesus, simboliza seu sangue precioso derramado na cruz. Os bordados dourados sobre o manto, representam sua divindade.

O Espírito Santo

A pomba branca sobre o Pai, Jesus e Maria, representa o Espírito Santo, em alusão ao batismo de Jesus, quando o Espírito de Deus apareceu 'em forma corpórea como uma pomba sobre Jesus.' (Lucas 3, 22) O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho. E é num gesto de amor que a Santíssima Trindade coroa Nossa Senhora, ela que foi cheia do Espírito Santo e, através dele, gerou Jesus em seu ventre.

Nossa Senhora

Nossa Senhora aparece ajoelhada, representando sua humildade e sua submissão à Santíssima Trindade. Maria não é uma pessoa divina. Ela é uma pessoa humana que foi preservada do pecado original por Deus, por ter sido a escolhida para ser a mãe de Jesus.

A coroa de Nossa Senhora

Pelo fato de ela ter correspondido tão santamente à sua missão, por ser 'Co-redentora' junto com Jesus Cristo, e por ter sofrido a pior das dores ao ver seu Filho morrer na cruz, ela foi coroada por Deus como Rainha do céu e da terra. Ela é mãe e rainha da humanidade. Porém, é uma rainha de amor, não de tirania.

A roupa de Nossa Senhora

A túnica branca de Maria representa sua pureza. O manto azul representa o céu e a verdade. Os bordados dourados em sua roupa representam a realeza que ela recebe da parte de Deus.

As nuvens douradas do Divino Pai Eterno

As nuvens douradas na imagem do Divino Pai Eterno representam a glória de Deus. A Santíssima Trindade e Nossa Senhora estão na Glória eterna de Deus. A presença de Maria e de Jesus, que se fez homem, são um sinal de que todo ser humano é convidado para estar na glória de Deus. Para isso, é preciso aceitar Jesus Cristo em seu coração e procurar viver aquilo que Ele ensinou.

Oração ao Divino Pai Eterno

"Divino Pai Eterno e Misericordioso, Deus Criador de tudo e de todos, nós Vos oferecemos pelas mãos de Maria Santíssima o preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho; oferecemos também as lágrimas da Virgem Santíssima pela Purificação da Terra, pela Conversão dos homens e pela santificação deles através do Divino Espírito santo. Oferecemos ainda pela fidelidade dos Vossos escolhidos, pela Vitória da Santa Igreja e Triunfo do Imaculado Coração de Maria." Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém.

Veja alguns produtos de Divino Pai Eterno