Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Benedito

Terço de São Benedito

São Benedito é o padroeiro dos cozinheiros, dos afrodescendentes, das donas de casa.

Nascido na Itália em 1524, era filho de uma família de imigrantes da Etiópia. Aos dezoito anos decidiu consagrar-se a Deus. Aos vinte e um, ingressou numa comunidade de monges eremitas, fazendo os votos de pobreza, castidade e obediência. Desde esse tempo, já era procurado por muita gente por causa de sua piedade, oração, sabedoria e conselhos, apesar de ser analfabeto.

Depois de dezessete anos com os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Ali, viveu na humildade, servindo a todos e demonstrando grande amor. Seu espírito de oração, sabedoria e santidade levaram os capuchinhos a elegê-lo Superior do Mosteiro, mesmo sendo ele analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado padre. Proferia muitas profecias. Ao terminar seu tempo como superior, voltou para a cozinha com humildade e alegria, intercedendo ali pela realização de vários milagres

São Benedito faleceu aos 65 anos, em 4 de abril de 1589, na cidade de Palermo, Itália. Seu túmulo logo virou centro de peregrinação e inúmeras graças e milagres foram alcançados por sua intercessão.

O Terço de São Benedito
Rezar o Terço de São Benedito é contemplar os momentos mais importantes da vida deste grande santo, como, o seu nascimento, a entrada para a vida religiosa, a transferência para o Convento dos Capuchinhos, os milagres de São Benedito e sua morte em santidade. É um convite a conhecermos melhor a vida do santo da humildade, do serviço e do amor. É uma experiência de fé. Além disso, sabemos que São Benedito é um grande intercessor junto de Deus. Através dele milhares de graças são dispensadas àqueles que pedem com fé.

Como rezar o Terço de São Benedito
Para rezar o Terço de São Benedito, se possível, tenha uma imagem do santo e uma vela acesa, símbolo da fé. Usa-se o terço comum para a oração.

Na cruz reza-se o credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido.

Primeiro Mistério:
No Primeiro Mistério contemplamos o nascimento de São Benedito.

Em todas as dezenas:
Pai Nosso
Dez Ave-Marias
Glória

Segundo Mistério:
No Segundo Mistério contemplamos a entrada de São Benedito para a vida religiosa e a dedicação total de sua vida a Deus.

Terceiro Mistério:
No Terceiro Mistério contemplamos a ida de São Benedito para o convento dos capuchinhos, onde ele demonstrou todo o seu amor cristão e humildade extrema.

Quarto Mistério:
No Quarto Mistério contemplamos os dons carismáticos, os milagres e as graças que Deus derramou através de São Benedito quando ele ainda vivia na terra.

Quinto Mistério:
No Quinto Mistério contemplamos a morte de São Benedito e todas as graças que ele alcançou lá do céu, após ter ido para junto de Deus.

Oração a São Benedito
“Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor à Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me de modo especial, a graça que neste momento vos peço (Fazer o pedido). Ö São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante.Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento dos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço. Amém!”


 

Veja alguns produtos de São Benedito