Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Terezinha

A poderosa Novena das Rosas de Santa Teresinha

Santa Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais conhecidas em toda a Igreja.Nascida em 2 de janeiro de 1873, em Lisieux, França, ela conseguiu licença do Papa para entrar no Carmelo com apenas quinze anos. Filha de uma família de santos, seus pais, Zélia e Luís Martin foram canonizados em 2015. 

Santa Teresinha do Menino Jesus enfrentou uma tuberculose quando não havia cura para a doença. Sofreu anos com a doença, sem reclamar e oferecendo tudo ao Senhor, por amor, pela Igreja, pelos missionários. Foi exemplo de amor, caridade fraterna, fé e grande sabedoria. Tanto que foi proclamada Doutora da Igreja por causa de seus escritos, especialmente o livro “História de uma Alma”, uma autobiografia escrita por obediência a sua superiora.

Santa Teresinha faleceu com apenas 24 anos, em 1897 e canonizada em 1925. Passou apenas nove anos no Carmelo. Mas, nesse breve tempo, alcançou a santidade, pela graça de Deus e por aquilo que ela chamou de “pequena via”, ou “pequeno caminho”. Este, consiste em oferecer a Deus tudo, desde o menor trabalho que fazia; desde pegar um cisco no chão a passar noites em vigílias de oração, tudo era oferecido por amor ao Amor, que é Deus.

A história da poderosa Novena das Rosas de santa Teresinha

Antes de falecer, Santa Teresinha prometeu derramar uma chuva de rosas sobre a terra, simbolizando as graças pelas quais ela gostaria de interceder junto a Deus por nós. E foi dessa fala da jovem santa que nasceu a Novena.

No ano da canonização de Santa Teresinha, um padre jesuíta chamado Antônio Putingan iniciou uma novena à santa, pedindo somente que uma graça útil para a sua salvação como sacerdote. E pediu um sinal de que receberia graça. Este sinal seria receber uma rosa.

O padre iniciou a Novena no dia 3 de dezembro. E a novena era muito simples, consistindo em rezar 24 “Glória ao Pai”, em honra à Santíssima Trindade por todas as graças derramadas sobre Santa Teresinha nos seus 24 anos de vida neste mundo.

E aconteceu que, no terceiro dia da novena, uma jovem o visitou e levou uma rosa vermelha. Impressionado, o padre perguntou como a moça teve a ideia de levar-lhe a rosa. A moça respondeu: “Ontem recebi algumas rosas de aniversário e pensei que o senhor gostaria de receber uma também”. Era inverno e quase não se via rosas na França.

Em 24 de dezembro o padre iniciou uma outra novena. Dessa vez, pediu duas graças. Para a primeira, não quis pedir sinal. Para a segunda, porém, disse à santa que queria receber uma rosa branca. Então, no quarto dia, uma freiravai ao seu encontro com uma rosa branca e diz: “Padre, esteé um pequeno presente de Santa Teresinha; ela lhe manda lembranças!”. Pe Antônio, perplexo, quis saber de onde veio a rosa.

A freira respondeu: “estava na capela, no altar de Santa Teresinha. Não costumo ir ao altar dela, mas hoje fui e vi esta rosa junto ao altar. Lembrei-me do senhor padre e vim lhe trazer. O padre, impressionado e profundamente agradecido a Santa Teresinha, passou, então a divulgar a Novena. De tão simples, tão bela e tão poderosa, ela se espalhou rapidamente por todo o mundo. Assim, através dela, santa Teresinha continua derramando sua chuva de rosas sobre a terra.

Então, com o coração aquecido pela fé e pelo testemunho de milhões de pessoas que receberam graças através dessa poderosa Novena, vamos conhecê-la.

Como rezar a Poderosa Novena de Santa Teresinha do Menino Jesus

Procure conhecer a vida e os escritos desta santa, pois isso lhe trará grande aprofundamento na vida espiritual. Para rezar a Novena, se possível, recolha-se num local tranquilo e pacífico. Tenha uma imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma vela acesa, símbolo da fé e um coração cheio de esperança. Respire profundamente algumas vezes, peça auxílio ao Espírito Santo e reze com fé.

NOVENA A SANTA TERESINHA

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus durante os 24 anos que passou na Terra. Pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço: (fazer o pedido), se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma.

Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo, mais uma vez, sua promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida”.

Reza-se, em seguida, 24 vezes: 
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Acrescentando sempre: Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!

Ao final reza-se um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Veja alguns produtos de Santa Terezinha