Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Inês

O Terço de Santa Inês

Protetora da castidade, das virgens, das moças, dos noivos, das vítimas de violência sexual, das meninas e dos adolescentes

Santa Inês nasceu em Roma, no ano 291 e foi morta em 304, com apenas treze anos. Filha de família nobre e rica, aos treze anos, destacando-se por sua beleza,foi desejada pelo filho do prefeito de Roma, Fúlvio. Porém, tendo formação cristã desde pequena, tinha feito voto de castidade e entregado sua vida ao serviço de Deus. Por isso, negou-se ao pedido de casamento de Fúlvio.Por isso, foi presa e obrigada a prestar culto aos deuses romanos. Recusando-se a fazê-lo, foi submetida a terríveis humilhações e torturas. Foi exposta nua num prostíbulo. Porém, quando os homens se aproximavam para abusar dela, uma luz a protegia e eles não conseguiam. Foi defendida por anjos diante do assédio dos homens lascivos. Foi torturada e jogada ao fogo, mas as chamas não a consumiram, levando muitos à conversão. Por fim, foi decapitada, testemunhando com a própria vida sua fé em Jesus Cristo.

O Terço de Santa Inês

O terço de Santa Inês nos inspira a orar pela proteção contra os abusos sexuais, pela pureza de coração, pela cura dos traumas das vítimas de abuso sexual, pelas meninas e pelos adolescentes.Peçamos a Santa Inês, a adolescente que saiu vitoriosa de todas essas tragédias humanaspelo poder de Deus, que interceda por nós e nos ajude na difícil caminhada neste mundo cheio de perigos e adversidades.

Como rezar o Terço de Santa Inês

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Inês. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a infância e a pureza de coração de Santa Inês, que desde pequena, entregou sua vida ao serviço de Deus. E pedimos a graça de termos um coração puro, sem divisões, inteiro e sincero para Deus.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Ó puríssima Santa Inês, esposa fiel de Jesus
Ajuda-me a terum coração puro, cheio de Deus e de luz. 

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a fidelidade de Santa Inês a Jesus e a recusa do casamento, para se dedicar por inteiro ao serviço de Deus. Pedimos a graça de permanecermos firmes na vocação que recebemos de Deus e que saibamos recusar tudo aquilo que nos desvia do caminho da salvação.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a prisão de Santa Inêspor causa da fé em Jesus Cristo. Pedimos a graça de permanecermos fiéis diante das perseguições e da ridicularização pelo simples fato de sermos cristãos.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos as torturas sofridas por Santa Inês por causa da fé. E pedimos que cada tortura por ela sofrida, se reverta em bênçãos para todos os que procuram imitá-la numa vida pura e santa.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos o martírio de Santa Inês. Ela deu sua vida por causa de Jesus Cristo. Preferiu morrer a negá-lo. Pedimos a graça de não termos vergonha nem medo de testemunhar Jesus Cristo quando assim for disposto em nossa vida.

Salve Rainha

Oração a Santa Inês
“Ó Deus, que destes à Vossa Santa Igreja, Santa Inês, como exemplo de pureza de vida, ornada de todas as virtudes, fazei que as nossas jovens encontrem nela um modelo de fé e de amor à seguir, servindo somente a Cristo e seu Reino. Por sua vida e por seus méritos, afastai os males da juventude que as rodeia; as drogas, as más companhias, o indiferentismo religioso, e todas as tentações do mal. Que Santa Inês interceda à Deus por uma juventude sadia, alegre e animada pela vida, cheia de entusiasmo pelas coisas de Deus e de esperança de um Mundo melhor. Santa Inês, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Santa Inês