Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Edwiges

O Terço de Santa Edwiges

Protetora dos endividados, pobres e viúvas

Santa Edwiges nasceu numa família nobre e rica, em 1174, na Alemanha. Era filha de um duque e uma duquesa. Recebeu educação esmerada desde criança e uma sólida formação cristã. Como era costume na época, casou-se com apenas 12 anos com um príncipe polonês. Teve seis filhos e cuidou com carinho e cuidado da formação religiosa de sua família. Ao se casar, Edwiges recebeu uma considerável fortuna como dote por parte do noivo. Porém, guardou-o e, no tempo oportuno. Depois que ficou viúva, ingressou no mosteiro onde sua filha Gertrudes era superiora. Ali, desprendeu-se por completo e começou ajudar os pobres e endividados com seu dote. Descobriu que muitos prisioneiros estavam na cadeia por causa de dívidas que não conseguiam pagar. Ela, então, começou pagar essas dívidas e a arrumar trabalho para aqueles que tirava da prisão, dando novosrumos a muitas pessoas que já tinham perdido a esperança. Por isso, ela ficou conhecida como a Protetora dos pobres e endividados. Ao longo de mais de oitocentos anos, milhões de pessoas alcançaram solução para seus problemas financeiros recorrendo à intercessão de Santa Edwiges.

O Terço de Santa Edwiges

Pela poderosa história de vida de Santa Edwiges, seu terço torna-se um refúgio espiritual não só para aqueles que se encontram endividados, mas para todos os que buscam um exemplo de vida inspirador. E, como Santa Edwiges ajudou a tantos ao longo da história, podemos recorrer à sua intercessão cheios de confiança, na certeza de a graça da parte de Deus virá.

Como rezar o Terço de Santa Edwiges

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Edwiges. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a infância de Santa Edwiges, a formação cristã que ela recebeu e que desabrochou no seu desapego e na ajuda concreta aos pobres e endividados. 

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Ó Santa Edwiges, protetora dos pobres e endividados, socorrei-me neste momento difícil.
Peça a Deus a solução de meus problemas financeiros e a salvação de minha alma, amém.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos o casamento de Santa Edwiges e como ela abraçou a vocação de esposa e mãe, cuidando da formação religiosa do marido e dos filhos. Pedimos a graça de viver bem a nossa vocação e de cuidar daqueles que nos foram confiados por Deus.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a viuvez de Santa Edwiges e sua caridade para com as viúvas, as quais ela encaminhava para os conventos em tempos difíceis e enviava as crianças para escolas, onde aprendiam uma profissão. Pedimos por todas as viúvas e viúvos, para que Santa Edwiges os ajude, que não sejam desamparados e que consigam prosseguir firmes e fortes na fé, fazendo a vontade de Deus.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos o amor e o desapego de Santa Edwiges, que ingressou no mosteiro e usou de sua fortuna para socorrer os pobres, presos e endividados, proporcionando a eles um novo começo de vida. E pedimos a graça da libertação de todas as nossas dívidas

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos a vida e a morte de Santa Edwiges. Lembramos seu testemunho de fé, de oração, de sacrifícios, de renúncias ao egoísmo e atenção aos pobres e sua morte santa. Pedimos, também, a graça de uma vida e uma morte santas.

Salve Rainha

Oração a Santa Edwiges
“Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o Socorro dos Endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém.”

Veja alguns produtos de Santa Edwiges