Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Nossa Senhora da Saúde

Terço de Nossa Senhora da Saúde

A devoção a Nossa Senhora da Saúde remonta aos tempos da peste negra em Portugal, por volta do ano 1570. O número de mortos era tão grande, que em certas localidades os coveiros não conseguiam atender à demanda de sepultamentos. Por isso, o povo, desesperado, vinha fazendo orações e procissões pedindo ajuda a Nossa Senhora.

Um sinal simples e poderoso

Aconteceu perto da igreja da cidade de Sacavém. Os coveiros receberam ordens de abrir novas covas em outro lugar. Quando abriram a primeira, encontraram uma pequena imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus soterrada. Todos viram o fato como um sinal da Mãe e intensificaram as orações pedindo o fim da peste. A partir de então as mortes começaram a diminuir até que a peste acabou. Por isso, ergueram um santuário em homenagem a ela em Sacavém começaram a festejar Nossa Senhora da Saúde no segundo domingo de maio. Depois, a festa passou a ser celebrada em várias datas, como em 8 de setembro.

O Terço de Nossa Senhora da Saúde

O Terço de Nossa Senhora da Saúde leva-nos a confiar no poder intercessor da Virgem Maria. Através dele, entregamos a ela a nossa saúde física, mental e espiritual, confiando que ela apresentará nossas necessidades a seu amado Filho Jesus, que pode nos curar de todo mal.

Como rezar o Terço de Nossa Senhora da Saúde

Para rezar o Terço de Nossa Senhora da Saúde usa-se um terço comum. E reza-se assim:

No crucifixo: Em nome do Pai... eCredo.
Na primeira conta grande:Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória ao Pai...

Oração:
“Mãe de misericórdia, Senhora da saúde, que, servindo a tua prima Isabel em suas necessidades e permanecendo firme ao pé da cruz do teu Filho agonizante, manifestaste na bodas de Caná a tua grande sensibilidade para conosco, ouve a voz e o clamor de todos os teus filhos enfermos que recorrem a ti com a certeza de encontrar uma Mãe que os acolhe e os assiste com ternura. Intercede, Mãe querida, para que o teu Filho cure as nossas enfermidades

(Fazer o pedido)

Transforme as nossas lágrimas em oração e os nossos sofrimentos em momentos de crescimento, converta a nossa solidão em contemplação e a nossa espera em esperança, nos fortaleça na hora da agonia e transforme a nossa morte em ressurreição. Amém.”

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a visita da Virgem Maria a Santa Isabel. Isabel estava grávida de seis meses e precisava de ajuda. Maria viajou dias até chegar à região de Aim Karim, para se colocar a serviço de sua prima necessitada. Assim, recorramos com confiança a Nossa Senhora da Saúde, que quer estar perto de nós e atender aos nossos pedidos de cura.

Na conta grande: 
Pai nosso.

Nas contas pequenas: 
Nossa Senhora da Saúde, Socorro dos Enfermos, socorrei-nos na doença. 
Peça a Jesus a cura para o nosso corpo, nossa mente e nosso espírito, amém.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos as doenças que afligem a humanidade. É o mistério do sofrimento e da morte, frutos do pecado original, do afastamento de Deus. E pedimos à Virgem Maria a graça de retornarmos ao Pai, a graça da cura espiritual, que é a maior de todas as graças.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos o encontro da imagem de Nossa Senhora da Saúde dentro da primeira cova aberta em Sacavém. Este foi um sinal poderoso. Onde cavavam para a morte, encontraram um sinal de vida e saúde. Peçamos a Nossa Senhora que encontremos também a vida em todas as nossas doenças, dores e sofrimentos.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a dissipação da peste negra pela intercessão de Nossa Senhora da saúde. Peçamos também à Virgem Maria, que as pestes de nosso tempo sejam dissipadas pelo poder de sua intercessão.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos a gratidão do povo para com Nossa Senhora da Saúde. Aprendamos também a agradecer à Mãe do Céu por sua poderosa intercessão em favor de todos nós e pela cura de nossas enfermidades.

Salve Rainha.

Oração final
“À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. 

(Fazer o pedido)

Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Saúde