Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Nossa Senhora da Saúde

A devoção a Nossa Senhora da Saúde

A devoção a Nossa Senhora da Saúde nasceu no Século XVI, em Portugal. À época, Portugal passava por incontáveis pestes, todas contagiosas. Estas, levaram à morte milhares de pessoas em pouco tempo. A situação tornou-se tão dramática que coveiros tinham que trabalhar dobrado para conseguirem sepultar o grande número de mortos.

Os pedidos de socorro

O país, sem recursos, recorria à oração, especialmente a Nossa Senhora. Do nobre ao indigente, todos começaram a participar orações e procissões pedindo o socorro do céu. Então, um fato significativo aconteceu. Num cemitério em Sacavém, quando coveiros abriam novas covas, acharam uma imagem de Nossa Senhora. A notícia se espalhou e as orações se intensificaram. Então, as doenças desapareceram e as mortes cessaram. O povo agradeceu a Nossa Senhora e, assim, surgiu a devoção a Nossa Senhora da Saúde.

A imagem encontrada ao cavar uma cova

O fato de a imagem de Nossa senhora da Saúde ter sido encontrada ao se cavar uma cova tem um significado, uma mensagem. Nossa Senhora está dizendo que na dor, na morte, encontra-se o caminho da vida, o caminho do céu. Morrer para si e procurar a conversão sincera é o caminho indicado pela Virgem Maria ao permitir que sua imagem da Saúde fosse encontrada numa cova.

A taça na mão de Nossa Senhora da Saúde

A taça na mão de Nossa Senhora da Saúde simboliza o remédio que traz a saúde. Esse remédio pode ser o remédio químico, descoberto por cientistas iluminados por Deus, ou o remédio que vem do céu, pela intercessão da Mãe de Jesus. Essa é a razão da devoção: buscar a cura e a saúde através da poderosa intercessão da Virgem Maria. Não importa se a cura venha pela intervenção humana ou divina. Interessa é que, de uma maneira ou de outra, a intercessão da Virgem Maria alcança para nós a cura.

A principal cura

A principal cura que a Mãe Celestial quer oferecer a seus filhos, no entanto, é a cura espiritual, a reconciliação com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Essa cura espiritual é algo tão profundo e belo que transforma vida de quem a recebe. É a conversão do coração, a volta para a casa do Pai. Esta saúde espiritual é a principal missão da devoção a Nossa Senhora da Saúde. Isso porque, quando estamos em plena saúde espiritual, temos força, ânimo e disposição para enfrentar a doença física.

Oração a Nossa Senhora da Saúde

"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Saúde