Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Prosdócimo

Santos e ícones Católicos

História de São Prosdócimo

Invocado contra o desânimo e nas aflições

Origens

Apesar das poucas referências bibliográficas sobre São Prosdócimo, sabe-se que ele foi o primeiro evangelizador da região de Vêneto, mais precisamente das cidades de Pádua e Rieti, ainda no Século II, quando toda esta região italiana era pagã e não conhecia Jesus Cristo. Ele foi desbravador e semeador. De tal forma que as sementes do Evangelho lançadas por ele criaram raízes profundas que marcaram definitivamente esses povos. Não é por uma mera coincidência que o nome “Prodócimo” tem a ver com tudo isso.

O significado do nome “Prosdócimo”

O nome Prosdócimo vem da língua grega e quer dizer "esperado". Sob o aspecto do conhecimento de Jesus Cristo e da salvação eterna, pode-se dizer que São Prosdócimo foi, realmente, “esperado” por toda essa região, pois levou para lá a melhor notícia que a humanidade pode receber, que é o Evangelho e o conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Bispo

Além de primeiro evangelizador, São Prosdócimo foi sagrado o primeiro bispo de Pádua e Rieti. Durante décadas, exerceu ali seu ministério episcopal, dedicando-se ao anúncio do Evangelho e à formação de novos e santos seguidores de Jesus Cristo. Batizou milhares de ex-pagãos que abraçavam o Evangelho com alegria e esperança; formou padres e diáconos que se dedicavam ao atendimento do povo e expandiam ainda mais a fé entre todos.

Pacificador

Nesta missão, São Prosdócimo estabeleceu a paz entre inimigos mortais. Em nome de Jesus Cristo, reconciliou famílias e fez chegar o Reino dos céus aos corações de todos os que se abriram, causando uma verdadeira transformação em toda a região do Vêneto.

Curas e milagres

Como não poderia deixar de ser, a missão evangelizadora de São Prosdócimo foi acompanhada de curas e milagres. Era a mão de nosso Senhor comprovando e colaborando com a disposição evangelizadora de São Prosdócimo. Por causa dessas curas e intervenções extraordinárias da parte de Deus, grande parte dos pagãos acreditou na palavra de São Prosdócimo e se converteu ao cristianismo.

Evangelizador da Veneza Ocidental

Livros oficiais da Igreja contam que São Prosdócimo evangelizou também a região da Veneza Ocidental. Sabe-se que, também ali, ele realizou uma grandiosa obra de difusão do Evangelho, conseguindo enraizar, para sempre, a fé cristã na alma sedenta dessas populações.

Igreja

Após sua morte, o povo de Pádua ergueu uma bela igreja, fora das muralhas da cidade, em homenagem a São Prosdócimo. Mais tarde esta igreja passou a ser a Igreja de Santa Justina, em homenagem à santa mártir convertida pela missão do bispo Prosdócimo.

Santa Justina

Justina foi uma mulher forte e corajosa convertida pela pregação de São Prosdócimo. E a fé cristã ficou de tal forma gravada em seu coração, que ela enfrentou a perseguição do imperador romano Nero, foi presa e condenada à morte por causa da fé em Jesus Cristo. Como de costume, ofereceram a ela a oportunidade de ser poupada caso negasse a fé cristã. Ela, porém, preferiu morrer a negar seu Senhor, Jesus. Por isso, foi morta. Não se sabe porque São Prosdócimo foi poupado.

Morte

Sabe-se que São Prosdócimo faleceu de morte natural depois de ter dedicado sua vida à evangelização desta região italiana. Por isso, ele se tornou o padroeiro das cidades de Pádua e Rieti. O culto a São Prosdócimo ainda é bastante vigoroso nessas regiões. A intercessão de São Prosdócimo é invocada contra o desânimo e nas aflições e seu culto foi oficializado para o dia 7 de novembro.

Oração a São Prosdócimo

“Ó glorioso São Prosdócimo, celeste padroeiro da caridade e protetor dos infelizes, que enquanto sobre a Terra nunca faltaste aos que lhe recorrem. De onde estás vede a multidão de males e misérias que nos oprimem, corre então em nosso auxílio; alcançai junto ao Senhor nosso Deus socorro aos pobres, alívio aos enfermos, consolação a quem está aflito. Busca ó São Prosdócimo de Pádua a caridade dos ricos, a consciência pura para os transviados, o zelo aos que propagam a Fé, a tranquilidade as nações e a salvação a todos que lhe evocam. Que todas as almas sofredoras, e bem aventuradas, possam gozar do benefício de sua intercessão junto a Santíssima Trindade. Que todos possam ser socorridos das misérias que enfrentarem nesta vida, para um dia poderem estar contigo no Céu; onde toda tristeza cessará, todas as dores se acalmarão, todas as lágrimas secarão. Um dia estaremos junto contigo, ó glorioso São Prosdócimo, nas Alturas, usufruindo do prazer, da alegria e da felicidade que fazem parte da vida eterna. Assim seja!”

Veja alguns produtos de Outros Santos