Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Nicéforo

Origens

Nicéforo nasceu na Antioquia, atual Síria, no ano 260. Era discípulo e irmão de fé de Sabrício, um sacerdote. Eles eram muito unidos e viveram na época imperadores Eutiquiano e Caio.

Mesmo numa grande amizade há discórdias

Certa vez, não se sabe ao certo o motivo, Nicéforo fez algum mal a Sabrício. Nicéforo pediu perdão várias vezes, mas nunca foi perdoado. E ainda hoje existem os registros dos seus pedidos de perdão. Ao não perdoar, mesmo sendo sacerdote, Sabrício contrariava sua fé cristã. Conta-se que Nicéforo chegou a se ajoelhar e pedir o seu perdão.

Não se pode servir a dois senhores

Certo dia, denunciaram Sabrício por ser católico e ele teve que comparecer ao tribunal. A princípio ele parecia firme na fé e disposto a enfrentar o martírio, determinado e cheio de coragem. Ele assumiu ser um sacerdote cristão, se recusou a fazer sacrifícios aos deuses pagãos e resistiu à muitas torturas. Porém, condenado à morte, quando foi colocado de joelhos para que sua cabeça fosse cortada, voltou atrás e aceitou homenagear os deuses pagãos em troca de sua vida e liberdade.

Quem perder a vida por causa de mim...”

Nicéforo assistiu ao julgamento e chegou a pedir perdão novamente ao padre Sabrício. Ele disse que se ele o perdoasse ele receberia a ajuda de Deus para enfrentar os suplícios que o aguardavam. Mas, Nicéforo ficou escandalizado com a infidelidade sacerdote. E, num ato de tremendo amor a Jesus Cristo, vendo que o ex-amigo o havia negado, querendo reparar esse erro, entregou-se espontaneamente dizendo ser cristão. Ele estava disposto a dar a vida no lugar daquele que renegou a fé em Cristo Jesus. Logo em seguida foi executado. A tradição e os registros dizem que, depois de cortada, sua cabeça foi parar nos pés de Sabrício.

Oração a São Nicéforo

Senhor Deus, nós Vos bendizemos pela vida de Vossos servos e pedimos que saibamos imitar seus exemplos e virtudes, lutando pela justiça e pela glória de vosso nome. Assim seja. Pela intercessão de Vosso servo, São Nicéforo mártir, livrai-nos das inimizades e querelas. Pela intercessão de Vosso servo, São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla, protegei a Vossa Igreja e fortalecei seus sacerdotes. Assim seja. ”

Veja alguns produtos de Outros Santos