Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santo Henrique

Santos e ícones Católicos

História de Santo Henrique

13 de julho – Santo Henrique

Padroeiro da Finlândia

Onomástico

Etimologia

A origem do nome Henrique vem do germânico, e significa líder, chefe do lar, pai da família e, ainda, o mais respeitado.

Onomástico

Colocar o nome de Henrique é evocar para a pessoa as virtudes da determinação, sensibilidade, vida interior profunda, bondade, liderança e sabedoria.

Origens

Henrique era filho do duque da Baviera. Nasceu no ano de 973 em um castelo às margens do rio Danúbio. Viveu sua infância em um lar cristão e tinha uma família santificada, já que seus irmãos renunciaram ao conforto do castelo para se dedicar somente à fé.

Uma mensagem misteriosa

Quando tinha 23 anos, Henrique teve um sonho em que seu mestre, São Wolfgang, que havia falecido dias antes, apareceu para ele, e escreveu na parede do quarto de Henrique a mensagem: “Entre seis”.

Primeira fase do flagelo

Primeiro, Henrique pensou que a mensagem era um alerta que ele morreria em seis dias, o que fez com que ele se penitenciasse para se purificar e, assim, se entregar a Deus. Porém, passaram-se seis dias e não aconteceu nada.

Segunda fase do flagelo

Logo após isso, ele pensou que tinha interpretado erradamente a mensagem, e voltou ao martírio por seis meses, pensando que seria seu tempo restante. Passados os seis meses, novamente não aconteceu nada.

Terceira fase do flagelo

Então, o santo pensou que na verdade, ele teria seis anos restantes, e continuou com seu flagelo. Passaram-se seis anos. Henrique era, agora, rei da Alemanha e estava espiritualmente preparado para não se deixar levar pelas pressões do materialismo. Enquanto rei, foi o responsável pela reforma da monarquia, dos mosteiros e do clero. Assim, seu governo foi exemplo de honestidade moral.

Sepultamento e canonização

Henrique foi sepultado em Bamberga em 1024 e canonizado em 1146, pelo papa Eugênio III. Deixou um legado de prudência, governo justo, honestidade e santidade. A devoção a Santo Henrique também valoriza a honestidade, pureza e demais virtudes, a fim de estar sempre pronto para estar com Deus.

Oração do Santo Henrique

¨Ó Deus, Senhor Nosso, pela intercessão de Santo Henrique, peço-Vos que ilumineis a minha mente, purifiqueis meu coração e inflameis meu amor por Vós. Eu Vos louvo e Vos bendigo todos os dias de minha vida, ó Senhor. Amém.¨

Veja alguns produtos de Outros Santos