Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santa Teresa Eustochio Verzeri

Origens

Teresa nasceu em Bérgamo, Itália, no dia 31 de julho de 1801. Era a filha mais velha de uma família nobre. Sua mãe era uma condessa chamada Helena Pedrocca-Grumelli e seu pai, Antônio Verzeri. Por causa da nobreza, seu nome completo era Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri. Porém, ela ficou conhecida como Teresa Eustochio Verzeri. Sua mãe era uma cristã fervorosa, que a ensinou a amar a Deus em primeiro lugar.

Inteligência e liberdade interior

Tereza fez seus estudos iniciais em casa. Inteligente, aprendeu logo a ler e escrever. Motivada pelo ensino e testemunho cristão da mãe, Teresa, quando menina, quis muito ser missionária e realizar feitos heroicos, como Santo Inácio de Loyola e outros santos missionários e audaciosos. Da infância à maturidade, percorreu um caminho de iluminação e libertação interior, recorrendo sempre ao Espírito Santo. Este, guiou-a numa vida de pureza, de simplicidade e de retidão, que a conduziu a buscar "Deus só".

Ausência de Deus e solidão

Santa Teresa Eustochio Verzeri viveu Interiormente a particular e difícil experiência mística da "ausência de Deus". Aquela sensação forte de que “Deus se esqueceu de mim, desapareceu, ou, até mesmo, não existe”. Muitos santos passaram por esses “desertos espirituais” e Santa Teresa Verzeri foi uma delas. Além disso, enfrentou também a dor da solidão humana, quando nada nem ninguém, a não ser o próprio Deus, pode preencher o vazio do coração. Pois Santa Teresa Verzeri viveu tudo isso sem desanimar na fé. Pelo contrário, nos momentos mais difíceis, dedicava-se à oração e à caridade.

Firme na fé, mesmo sem sentir

Teresa abandonava-se ao coração do Pai, mesmo sem sentir nada, sem sentir “emoções consoladoras”. Assim, viveu a pura experiência de fé: “eu creio, mesmo sem sentir, mesmo sem tocar.” Mesmo passando por esses desertos espirituais, Teresa jamais deixou de confiar no Pai, Deus vivo, misericordioso e providente. A Ele, ela entregou a própria vida, fazendo como Jesus, que transformou a dor da solidão numa oferta profunda, de si mesma, por puro amor.

Descobrindo a vocação

Santa Teresa Verzeri fez uma experiência de vida contemplativa e religiosa no mosteiro das monjas beneditinas de Santa Grata, na cidade de Bérgamo. Essa experiência a fez perceber que sua vocação não era para a vida contemplativa, mas sim para o apostolado ativo. Assim,  aos vinte e cinco anos Teresa iniciou um trabalho missionário de assistência a crianças desvalidas e abandonadas. Nessa missão, ela foi orientada pelo Monsenhor Benaglio, que era seu diretor espiritual.

Fundadora

A obra de amor e caridade de Santa Tereza Verzeri atraiu várias outras jovens generosas, santas e disponíveis. Junto com elas, fundou a obra que se chamou: Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Nos anos por volta de 1800 foram de enormes transformações e crises na Itália. Em meio a tudo isso, Santa Teresa Verzeri percebeu claramente a urgência e as grandes necessidades de sua época. Assim, abraçou a missão de pedagoga, de evangelizadora e de orientadora espiritual.

Expansão e morte

A obra de Santa Teresa Verzeri se espalhou para várias cidades da Itália e ajudou enormemente a sociedade naqueles tempos de crise. Assim, feliz, vendo sua obra florescer, Teresa entregou sua alma a Deus no dia 03 de março de 1852. Sua beatificação aconteceu através do pelo Papa Pio XII, em 1946. Sua canonização foi celebrada pelo Papa João Paulo II, no ano 2001. As relíquias de Santa Tereza Verzeri estão expostas e veneradas na capela do colégio das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Bérgamo.

Oração a Santa Teresa Eustochio Verzeri

“Santa Teresa Eustochio Verzeri, que nas contradições da vida, repetias com grande confiança em Deus “Quem tudo espera, tudo obtém”, pede a Jesus por nós uma grande confiança e a graça que confiantes pedimos ao seu Divino Coração, se for para o bem de nossa vida. Glória ao Pai... Santa Teresa Verzeri, intercede a Deus por nós.”

 

Veja alguns produtos de Outros Santos