Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santa Tatiana

Origens

Santa Tatiana nasceu por volta de 222 ou 235, na cidade de Roma. Filha de família romana e nobre, seu pai foi cônsul três vezes. E, mesmo sendo cônsul no império romano, aderiu ao cristianismo e viveu a fé cristã com fervor, embora secretamente. Ele ensinou à filha toda a beleza do amor de Jesus Cristo e a levava nas celebrações eucarísticas, então proibidas no império romano.

Adulta na fé

Chegando à vida adulta, Tatiana decidiu dedicar sua vida ao serviço de Deus. Optou por manter sua virgindade para melhor poder servir ao Reino de Deus. Sendo de origem nobre, abriu mão das riquezas materiais, do luxo e prestígio que sua condição lhe dava.  Procurou, ao invés disso, a riqueza eterna do céu. Dedicando-se ao serviço dos mais necessitados, ela se tornou diaconisa. Além disso, passou a viver uma vida de oração e jejum, nunca deixando o cuidado aos doentes e as pobres, honrando seu ministério diaconal.

Perseguição e milagres

Durante o reinado de Alexandre Severo, imperador romano, a perseguição contra os cristãos foi intensa. Nesse mesmo tempo, Tatiana começou a chamar a atenção por causa de seu ministério cristão. Por isso, foi presa. Levaram-na ao templo de Apolo e obrigaram-na a oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Nesse momento Santa Tatiana começou a orar. Então, aconteceu um terremoto. As estátuas dos ídolos caíram e se quebraram. Os presentes ouviram gritos de horror sem ver quem gritava. Os cristãos compreenderam que eram demônios fugindo da oração de Santa Tatiana. Os carrascos, então, arrancaram os olhos dela, mas, Tatiana orou pela salvação deles e foi ouvida. De repente, eles viram quatro anjos em volta da jovem e a própria Virgem Maria falou ao coração deles. Oito deles renderam-se às evidências e abriram-se à graça de Deus. Estes, ajoelharam-se perante Santa Tatiana clamando pelo perdão de seus pecados. Mesmo sem os olhos, Santa Tatiana orou por eles. Os homens aceitaram a Jesus como Salvador e confessaram-no Senhor de suas vidas diante de todo o povo que assistia às torturas. Por isso, foram presos, torturados e mortos antes mesmo de receberem o batismo. Na verdade, receberam o batismo de sangue e se salvaram confessando Nosso Senhor Jesus Cristo.

O poder de Deus se manifesta com mais força

Santa Tatiana passou a noite na prisão cheia de ferimentos e sem os olhos. No dia seguinte, ela foi apresentada ao juiz totalmente curada. O Juiz, irado contra Deus, ordenou que ela fosse despida, espancada e cortada com facas afiadas. Essas terríveis torturas faziam parte da política romana para desencorajar a adesão ao cristianismo. Neste momento, um perfume extraordinário exalou do corpo de Santa Tatiana. Então, ela passou a ser espancada novamente. Porém, o poder de Deus através dos anjos, fazia com que os golpes dos carrascos voltassem para eles próprios, de forma que vários caíram sem forças. Santa Tatiana foi presa novamente e passou a noite louvando ao Senhor na companhia dos anjos.

Um leão lambe seus pés

Na manhã seguinte ela estava novamente curada, sem nenhum ferimento e mais bela que antes. Então, tentaram convencer Santa Tatiana a adorar a deusa Diana e levaram-na ao templo. Lá, Santa Tatiana orou novamente fazendo o sinal da cruz e um raio atingiu a estátua de Diana, as oferendas e os sacerdotes. Mais uma vez ela foi duramente torturada e presa. Na cela, mais uma vez, cantou louvores a Deus na companhia dos anjos. No dia seguinte, Santa Tatiana foi levada ao Coliseu e foi jogada à arena diante de um leão faminto. O leão, porém, aproximou-se da santa e docilmente lambeu seus pés, para o espanto de toda a plateia. Santa Tatiana foi presa novamente, torturada e, por fim, decapitada.

Veneração

Os sofrimentos, as torturas e o martírio imputados a Santa Tatiana, ao invés de desencorajar a adesão ao cristianismo, fez nascer um grande número de novos cristãos. Eles viram em tudo isso que o Deus anunciado pelos cristãos é realmente o Único Deus e pai de todos. Compreenderam que os ídolos são apenas estátuas sem vida e que não mereciam ser cultuados. Assim, o cristianismo ganhou força no império romano.

Oração a Santa Tatiana

“Ó Deus, que destes a Santa Tatiana a graça do amor perfeito, que perdoa os inimigos e entrega sua própria vida por Nosso Senhor Jesus Cristo, dai-nos a graça da perseverança até o fim perante os sofrimentos desta vida. Dai-nos a graça da fidelidade à fé e a Jesus Cristo e que o nosso testemunho ilumine a vida daqueles que nos cercam. E, por intercessão de Santa Tatiana, virgem e mártir, pedimos a graça (fazer o pedido). Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, amém. Santa Tatiana, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Santa Tatiana