Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santa Melissa

Origens

Quase nada se sabe sobre as origens de Santa Melissa, conhecida também como Santa Melitina. Sabe-se que ela viveu na cidade de Marcianópolis, na Trácia, no Século II. A antiga Trácia fica no sudeste da Europa e também era a conhecida região da Macedônia. Tal região, atualmente, está dividida entre a Turquia, a Grécia e a Bulgária. Ali, na cidade de Marcianópolis, viveu Santa Melissa.

Perseguição

Era tempo de perseguições contra os cristãos, especialmente no império romano, que era, então, governado pelo imperador Antonino. A Trácia fazia parte do império romano. Por isso, pelo fato de ser cristã, Melissa foi presa pelo governador da Trácia no Século II, chamado Antíoco.

A fé cristã e os ídolos

Uma vez presa, Santa Melissa foi levada a um templo pagão de Marcianópolis, por ordem do governador Antíoco, para ali, ser obrigada a renegar sua fé em Jesus Cristo e a prestar culto aos deuses pagãos cultuados pelo império romano. Quando Santa Melissa adentrou no templo arrastada pelos soldados, várias imagens dos ídolos caíram por terra e se quebraram. Por isso, levaram-na de volta à prisão.

Fé pura

Por ordem do governador, Santa Melissa foi levada novamente a outro templo para ser forçada a renegar sua fé e adorar os ídolos. Dessa vez, foi a própria Santa Melissa quem derrubou as estátuas dos ídolos dizendo que aquelas imagens nada mais era do que pedra e obra de mãos humanas, que não tinham poder algum.

Torturas e morte

Santa Melissa ainda fez um discurso mostrando que só existe um Deus, Criador de todas as coisas e que este deus enviou seu Filho, Jesus Cristo ao mundo, para salvar a humanidade. Tal atitude de Santa Melissa causou a fúria do governador. Antíoco ordenou, então, que ela fosse açoitada, espancada e enforcada. Depois disso, ainda foi decapitada. Era um dia 15 de setembro.

Veneração

Pelo fato de os ídolos pagãos terem caído ao chão e serem quebrados em vários pedaços pela simples presença de Santa Melissa, ela passou a ser invocada para não deixar quebrar objetos delicados e frágeis quando são carregados ou manipulados.

Oração a Santa Melissa

“Ó Deus, que Destes a Santa Melissa a graça de perseverar na fé e defende-la com a própria vida, dai também a nós a graça da mesma perseverança diante de todas as dificuldades desta vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Santa Melissa, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Outros Santos