Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santa Eloisa

Origens

Descendente de nobres franceses da região da Normandia, Heloisa recebeu educação primorosa na corte e uma sólida formação cristã. Casou-se duas vezes e, nas duas vezes, ficou viúva sem ter filhos.

Primeiro casamento

O primeiro casamento de Heloisa foi com o Conde Hugo de Meulan, cujo apelido era “Cabeça de ursa”. Este casamento durou apenas alguns meses por causa da morte precoce do marido.

Desprendimento

Heloisa herdou uma grande fortuna do marido. Por ser muito religiosa, doou grande parte dos bens recebidos a uma abadia beneditina chamada Notre-Dame de Coulombs, instalada na diocese de Chartres. Esta doação compreendeu duas igrejas paroquiais e uma grande extensão de terra e favoreceu bastante a Igreja local.

Segundo casamento

Tendo sua vida estabilizada com o passar do tempo e vivendo de maneira serena com os bens que lhe restaram, a vida deu suas voltas e Heloisa casou-se uma segunda vez, com o intuito de construir uma família. Porém, seu segundo marido também veio a falecer. Heloisa, então, começou a compreender que o chamado de sua vida era para uma dedicação total a Deus, na oração, nos jejuns, nos sacrifícios e na caridade para com o próximo.

Vida religiosa

Assim, Santa Heloisa decidiu obedecer a este chamado misterioso de Deus. Doou o resto de seus bens aos pobres e à Igreja, ao mesmo tempo em que construiu uma pequena casa contígua à Abadia de Coulombs, onde passou a viver. Ali, viveu vida de oração, contemplação, sacrifícios, caridade para com os pobres e doentes e fatos extraordinários.

Milagres

Por volta de 1330 uma peste tremendamente contagiosa assolou a Europa, dizimando quase um terço da população. Nesses tempos de grande sofrimento, conta-se que Santa Heloisa dedicou-se exclusivamente ao cuidado dos doentes, cuidando pessoalmente deles, sem contrair a doença. Há relatos de que alguns doentes foram curados da peste por causa de sua oração.

Morte

Santa Heloisa faleceu por volta do ano 1360, de causas naturais e com fama de santidade. Logo após o sepultamento, seu túmulo se transformou num local de peregrinação de grande número de fiéis. Apareceram vários relatos de curas e milagres acontecidos por causa de sua intercessão. Desde então, ela passou a ser invocada nas situações difíceis, nas doenças, nas pestes contagiosas e nos grandes sofrimentos.

Oração a Santa Heloisa

“Ó Deus, que destes a Santa Heloisa o dom da caridade e do desprendimento, bem como o dom da cura e a proteção contra as pestes, permiti que sejamos ajudados através de sua intercessão. Livra-nos das pestes contagiosas e também do egoísmo e apego aos bens materiais. Por intercessão de Santa Heloisa, dai-nos a graça de que tanto precisamos (pedir a graça). Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, amém. Santa Heloisa, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Santa Eloisa