Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Nossa Senhora do Cenáculo

Origem do título

Esse título de Nossa Senhora celebra a presença maternal de Maria no Cenáculo, local onde os Apóstolos e um grupo de mais de cem pessoas receberam a efusão do Espírito Santo. A Tradição da Igreja conta que Nossa Senhora exerceu um papel de liderança no Cenáculo, motivando os discípulos a perseverarem firmes na fé e na oração, esperando que a promessa do derramamento do Espírito Santo fosse cumprida. E assim aconteceu, como vemos nos primeiros dois capítulos do livro dos Atos dos Apóstolos.

A presença de Maria no Cenáculo – fato bíblico

 “Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus” (Atos 1, 13-14)

Como era o Cenáculo

O Cenáculo era uma sala grande, situado na cidade de Jerusalém, cedida por um amigo de Jesus. Tal sala conserva-se até hoje em Jerusalém, na chamada “Cidade Velha”, perto do monte Sião. Trata-se de um local importante para a fé cristã, pois ali aconteceu a última ceia, onde Jesus instituiu a Eucaristia, a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, com a presença de Maria, e vários outros fatos marcantes.

Fatos acontecidos no cenáculo

O Cenáculo foi o lugar onde Jesus lavou os pés dos discípulos, e ensinou-lhes seu principal mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”!

Na mesma noite, ainda no Cenáculo, Jesus realizou a Ceia Pascal – sua última ceia – com os apóstolos, na qual Ele nos dá seu mais importante presente: seu corpo e seu sangue, a Eucaristia.

Primeira aparição de Jesus

O Cenáculo também foi o lugar onde Jesus fez sua primeira aparição aos apóstolos, no dia de sua ressurreição. Na ocasião, Ele disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. (Jo 20,21-23).

No Cenáculo Jesus ordenou aos apóstolos:

“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias”. (At. 1,4-5).

Oração a Nossa Senhora do cenáculo

“Ó virgem Santíssima do Cenáculo, nossa Mãe, Maria imaculada, nós vos suplicamos humildemente: Alcançai-nos os dons do Espírito Santo para que, vivendo na caridade, perseverando unanimemente na oração e vos tendo por guia e mestra, mereçamos, para a maior glória de Deus, trabalhar para a salvação das almas através de nossos exemplos e obras e, assim fazendo chegar à vida eterna.

Nossa Senhora do Cenáculo, sede-nos propícia na necessidade que nos oprime e vinde em nosso socorro, a fim de que o Senhor onipotente e misericordioso se digne conceder-nos, pela vossa intercessão, a graça que instantemente solicitamos.

Nossa Senhora do Cenáculo, rogai por nós.

Amém.”

Veja alguns produtos de Outros Santos