Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Nossa Senhora da Paz

História de Nossa Senhora da Paz

Nossa Senhora da Paz e seu mistério têm origem no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador. Na ocasião, uma caixa de madeira muito bonita e bem fechada foi encontrada por alguns comerciantes. Os vendedores não conseguiram abrir a caixa nem usando ferramentas. Por isso, levaram-na para a cidade de São Miguel, onde tentariam novamente abri-la, já que pensavam haver um grande tesouro dentro dela. Chegando à cidade, foram registrar o tesouro para que não o perdessem. No entanto, ao passarem na frente da Igreja da cidade, o burro empacou, se deitou no chão de onde não conseguiram tirá-lo. Resolveram então tentar abrir a caixa novamente. Dessa vez ela se abriu com facilidade. Foi aí que o espanto tomou conta dos vendedores: eles encontraram na caixa uma imagem de Nossa Senhora da Paz segurando o Menino Jesus. Era dia 21 de novembro. Até hoje não se sabe a origem da caixa e da imagem, nem como elas chegaram em território salvadorenho.

A origem do título de Nossa Senhora da Paz

Na época da aparição da imagem da Senhora da Paz, a região estava passando por uma guerra. Porém, quando os inimigos ouviram a história da imagem de Nossa Senhora da Paz, resolveram parar as batalhas e fazer as pazes, vendo que o ocorrido era um sinal de Deus. Devido a isso a imagem recebeu o título de Nossa Senhora da Paz.

O Milagre de Nossa Senhora da Paz

Quando o vulcão Chaparrastique, que fica muito próximo da cidade de São Miguel em El Salvador, entrou em erupção, sua lava desceu rumo à cidade. Então, os fiéis da região levaram a imagem para a área externa da Igreja, onde iniciaram a rezar, implorando a Nossa Senhora da Paz para que os ajudasse, pois não havia mais nada que pudessem fazer para evitar tamanha catástrofe. No mesmo instante a lava mudou de direção, desviando-se da cidade. Exatamente onde a lava alterou sua direção, até hoje existe uma vila chamada Milagro de La Paz.

Imagem de Nossa Senhora da Paz

No dia em que houve o milagre da lava, todos que testemunharam o fato perceberam que a fumaça do vulcão saía no formato de uma palma. Então, esculpiram uma palma de ouro que foi colocada na mão de Nossa Senhora da Paz. Depois, fizeram um escudo nacional da República de El Salvador bordado no manto.

Oração a Nossa Senhora da Paz

“Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, eis, a vossos pés, vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz, por causa de nossos pecados.

Intercedei por nós, para que fiquemos em paz com Deus e com nosso próximo, por vosso filho Jesus Cristo. Ninguém pode dá-la senão vosso filho Jesus Cristo que recebemos de vossa mão.

Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz, e quando Jesus abandonou o mundo, no-la prometeu e deixou-a como sua herança.

Vós, ó Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos este Jesus e deixai-o em nosso coração.

Ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso Reino, e reinai com Vosso Filho no meio de vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção.

Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maldição e de discórdia.

Fazei-nos humildes na fortuna, fortes em paciência e caridade nos sofrimentos, firmes e confiantes na Divina Providência.

Abençoai-nos dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que, formando aqui a vossa família, possamos do Céu bendizer-vos, e a vosso Divino Filho Jesus, por toda a eternidade. Nossa Senhora da Paz, rogai por nós. Amém. 

Veja alguns produtos de Outros Santos