Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . São Rafael Arcanjo

A devoção a São Rafael Arcanjo

Origem da devoção a São Rafael Arcanjo

A devoção ao Arcanjo Rafael tem sua origem no livro de Tobias, no Antigo Testamento. Tobias era um piedoso jovem filho de Tobit. Tobit estava cego e precisa recuperar um dinheiro que estava inacessível numa terra distante.

Tobias sente que precisa empreender a longa viagem até a terra onde estava o dinheiro. Esse dinheiro era muito necessário para Tobit, porém, estava preso por situações que fugiam ao controle humano. Por isso, Tobias decide partir para tentar recuperá-lo.

Nesse momento, apresenta-se um desconhecido que se dispõe a acompanhar Tobias, pois dizia conhecer o local. Tobias confia nele e os dois partem. No caminho, param na casa de uma família parente de Tobit, onde vivia Sara, uma jovem presa a uma maldição segundo a qual todo aquele com quem ela se casasse, falecia. O desconhecido, agora, amigo de Tobias, orienta e guia Tobias, que consegue a libertação de Sara. Depois, partem e, com a ajuda do desconhecido, conseguem recuperar o dinheiro de Tobit. Na volta, passam novamente na casa dos parentes de Tobit e Tobias casa-se com Sara, agora livre da maldição.

Todos voltam para a casa de Tobit. Chegando lá, Tobit fica imensamente feliz ao ver seu filho casado e com o dinheiro recuperado. Então, o amigo orienta Tobias e conseguem a cura da cegueira do pai, Tobit. Neste momento, então, o Arcanjo Rafael se revela como sendo um dos sete Arcanjos que assistem diante de Deus. Ele tinha assumido a forma humana e guiado Tobias em toda a sua jornada. Em meio aos agradecimentos emocionados de todos, Rafael desaparece, deixando a mensagem da confiança total na providência e no favor do Deus todo poderoso para com aqueles que o temem.

A missão poderosa do Arcanjo Rafael

Por causa dessa linda história São Rafael Arcanjo ficou conhecido como o Anjo Portador da Cura Divina. Ele também é conhecido como o Anjo que conduz seus devotos, guiando-os para o caminho do amor, da paz e da luz. É o Anjo que livra dos males físicos e espirituais, segundo entendemos de sua missão narrada nas Sagradas escrituras. Por essa razão, ele também ficou conhecido como o Anjo Padroeiro dos sacerdotes e dos médicos, por causa de sua missão de cura e libertação. E, ainda, é o Anjo protetor dos viajantes, dos soldados e dos escoteiros, que necessitam empreender uma viagem longa.

O significado do nome Rafael

O nome Rafael vem do hebraico e seu significado é “cura de Deus”. E esta sua missão de cura é narrada na Bíblia, mais precisamente no livro de Tobias, no Antigo Testamento. Ao longo de todo o livro que, por sinal, tem uma narração belíssima e emocionante, vai se revelando a missão do Arcanjo Rafael.

A devoção a São Rafael Arcanjo

Seguindo a bela história o livro de Tobias, a devoção a São Rafael Arcanjo é a devoção da confiança na atenção do Pai, Deus, por cada um de nós. É a devoção da confiança naquele Deus amor que quer a nossa cura, o nosso bem e que envia mensageiros poderosos para nos guiar no caminho da libertação, da salvação e do conhecimento de Deus. É a devoção da confiança na providência de Deus, que tem atenção amorosa para cada detalhe da nossa vida. Por isso, recorramos a São Rafael Arcanjo, o amigo fiel, que guia, que cura, que liberta e conduz no caminho para o céu.

Orações a São Rafael Arcanjo

“Fica conosco, ó anjo Rafael, chamado de Medicina de Deus! Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por nosso senhor jesus cristo. Amém.”

“Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos. São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu. Assim seja.”

“Oh, bondoso São Rafael Arcanjo, eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos pela doença ou enfermidade corporal. Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobit e seu nome significa “o Senhor Cura”. Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual:

(fazer o pedido)

Se for da vontade de Deus, cura minha enfermidade ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma. Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de deus na oração e na comunhão. Quero imitar-te em tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas. Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus. Arcanjo São Rafael bendito, tu que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do trono de Deus, venha à minha vida e ajuda-me neste momento de prova. Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão. Grande médico de Deus cura-me como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do criador. São Rafael, recurso de Deus, anjo da saúde, medicina de Deus, roga por mim. Amém.”

Veja alguns produtos de São Rafael Arcanjo