Carrinho

Teleatendimento: (11) 4800-3800

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Cruz Terra Santa

Santos e ícones Católicos

Significado e Simbolismo de Cruz Terra Santa

A Cruz da Terra Santa é um objeto sagrado riquíssimo em símbolos poderosos que iluminam nossa vida. Ao usá-la com fé e devoção estamos invocando esses símbolos e propagando verdades de fé que salvam e libertam. Por isso, vamos conhecer cada símbolo contido na maravilhosa Cruz da Terra Santa.

A Cruz

O primeiro símbolo, claro, é seu formato de cruz. A cruz é o maior símbolo do cristianismo e o mais poderoso símbolo de todos os tempos. Antes, no império romano, símbolo de vergonha, tornou-se símbolo de vida e salvação. Foi na Cruz que Jesus provou seu amor de forma incontestável por cada um de nós. Na cruz ele entregou sua vida, derramou seu sangue e morreu para nos conseguir a salvação e a vida eterna com Deus. Por isso, a cruz se transformou num símbolo poderoso.

A haste vertical

A haste vertical da Cruz simboliza a relação do homem com Deus. Numa linha que sobe para o céu, o homem, através de Cruz de Cristo, sobe da terra para o céu. E a Cruz da Terra Santa tem um elemento especial na sua haste vertical: a água do Rio Jordão. Veja, abaixo, a riqueza deste símbolo.

A água do Rio Jordão

A água do Rio Jordão nos traz, primeiramente, a força do Sacramento do Batismo, pelo fato de nos remeter ao Batismo de Jesus que aconteceu no Rio Jordão. Quando Jesus foi batizado, conforme lemos em Mateus 3, 17, aconteceu uma Epifania, ou seja, uma manifestação de Deus. A santíssima Trindade se revelou ali: o Pai, através de uma voz vinda do céu, disse: “Este é meu filho muito amado em quem ponho todo o meu amor!” Em seguida, O Espírito Santo, em forma de pomba, pousou sobre Jesus, atestando sua divindade. Portanto, estavam ali O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por isso, a água do Rio Jordão tem uma força sagrada. Ao usar essa Cruz com a água do Rio Jordão estamos, portanto, lembrando da manifestação de Deus no Batismo de Jesus e invocando a força e as bênçãos que recebemos de Deus no nosso Batismo.

A haste horizontal

A haste horizontal da cruz simboliza a nossa relação com o próximo. Nos lembra os “braços abertos de Jesus” e nos ensina que devemos também ter os braços abertos para com o próximo através do amor fraterno. A Cruz da Terra Santa tem um elemento especial na sua haste vertical: a Terra onde Jesus caminhou. Veja, abaixo, a riqueza deste símbolo.

A terra onde Jesus caminhou

A pequena porção de terra contida na haste horizontal da Cruz da Terra Santa é terra do solo santo de Israel. Foi nessa terra que o Filho de Deus escolheu nascer, viver, morrer e ressuscitar. Foi nessa Terra Sagrada que Jesus caminhou, curou os doentes, pregou o Evangelho e demonstrou todo o seu amor. Nessa terra Jesus ensinou que não há salvação sem amor ao próximo – haste horizontal da cruz. Essa pequena porção de terra simboliza também a verdadeira “Terra Prometida”, a “Terra Definitiva” que é o céu, para onde vamos um dia.

A Cruz da Terra Santa

A Cruz da Terra Santa simboliza, portanto, a manifestação da Santíssima Trindade nas águas do Rio Jordão, a evocação da força espiritual do Batismo, a união do homem com Deus, o amor ao próximo e a Terra Definitiva que é o céu, para onde a cruz nos leva. Tudo isso num objeto sagrado de beleza incomparável.

Veja alguns produtos de Outros Santos