Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Senhor dos Passos

A imagem de Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos ou ainda simplesmente "Senhor dos Passos" tem significados belos e profundos na iconografia cristã. Ela relembra o trajeto que Jesus fez carregando a cruz, da Fortaleza Antônia até o Calvário, onde foi crucificado, na cidade de Jerusalém. Vamos conhecer os significado dos símbolos.

Senhor dos Passos

Primeiramente, vamos conhecer o sentido dessas palavras, pois elas vem de um português arcaico e podem confundir. "Senhor" vem de "Dôminus" (Latim) e significa "dono", "aquele que domina", "aquele que tem posse" sobre alguma coisa. E a palavra "Passos" significa sofrimento no sentido passivo, ou seja, "aquele que é vitima do sofrimento causado por outros". Pelo sentido dessas palavras vemos que a imagem do Senhor dos Passos vai além do que imaginamos.

A cruz do Senhor dos Passos

A cruz do Senhor dos Passos é o símbolo maior dos sofrimentos que Jesus Cristo assumiu. Ela simboliza o pecado da humanidade, que Jesus tomou sobre seus ombros e carregou até o fim, como profetizou Isaías 700 anos antes: . "Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas." (Is 53, 4-5)No tempo de Cristo, a morte na cruz era o pior castigo que existia, dado somente a bandidos e malfeitores. Jesus, por livre e espontânea vontade quis ser morto na cruz para que, através desta morte, a humanidade fosse salva.

A coroa de espinhos

A coroa de espinhos sobre a cabeça de Jesus simboliza as humilhações que ele sofreu por parte dos soldados romanos que o torturaram antes de sua morte. Jesus, sendo o rei dos reis, recebeu uma coroa de espinhos como sinal de humilhação e zombaria. Porém, como diz o profeta Isaías, "Ele não abriu a boca".

A túnica roxa do Senhor dos Passos

A túnica roxa de Nosso Senhor dos Passos simboliza todo o sofrimento assumido por Jesus. Ele é o Senhor dos Passos, ou seja, aquele que assumiu o sofrimento total em favor da humanidade.

As cordas

As cordas no Senhor dos Passos nos lembram que, no caminho do calvário, Jesus foi amarrado a outros dois malfeitores também condenados. Esta era a maneira pela qual os romanos levavam os condenados para serem crucificados: amarrados uns aos outros.

Oração a Nosso Senhor dos Passos

"Ó Jesus, relembro tua Paixão, teu Calvário, tuas dores. Olhando as imagens do Senhor carregando a Cruz. Imagem com a qual te invocamos sob o título de Nosso Senhor dos Passos e veneramos como símbolos de teu sacrifício e representação de teu ato de amor salvífico, que foi teu sacrifício na cruz, te pedimos como teu discípulo Pedro: Senhor, salva-nos. Salva-nos por tua Cruz, Salva-nos por teu sangue; salva-nos por tua misericórdia; salva-nos por teu amor e cura-nos de nossas feridas tanto físicas quanto espirituais, emocionais e psíquicas. Amém."

Veja alguns produtos de Senhor dos Passos