Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São Vicente de Paulo

A imagem de São Vicente de Paulo retrata a grande marca deste grande santo: a caridade para com os menos favorecidos. Por causa de sua vida e obra, São Vicente de Paulo é o Patrono das obras da caridade. Francês, foi ordenado padre com apenas 19 anos. Viveu a terrível esperiência de ser vendido como escravo de muçulmanos e permaneceu nesta situação por quase sete anos. Ao final, porém, converteu seus senhores, recuperou a liberdade, voltou à França e retomou suas atividades de sacerdote. A partir de então, dedicou-se aos pobres, doentes, idosos, crianças abandonadas e a todo tipo de pessoa marginalizada pela sociedade. Vamos compreender os símbolos de sua imagem.

A batina preta de São Vicente de Paulo

A batina preta de São Vicente de Paulo simboliza o sacerdócio. O sacerdócio deste grande santo teve muitos frutos: 1. São Vicente de Paulo foi um dos grandes responsáveis pela sistematização dos estudos dos seminaristas, a fim que estes chegassem a ser padres mais preparados para atender ao povo de Deus. 2. São Vicente manifestou sua vocação sacerdotal desde criança. E mesmo quando foi escravo, jamais deixou de fazer suas orações e nunca abandonou os votos sacerdotais, entendendo que, enquanto escravo, Deus lhe dava a missão de salvar seus “senhores”, o que, de fato, aconteceu. 3. Quando voltou à França, seu sacerdócio floresceu mais ainda, pois ele fundou a “Congregação das Missões e a Confraria da Caridade”, com o objetivo de evangelizar e ajudar os pobres com remédios e alimentos. 4. Outro fruto maravilhoso de seu sacerdócio é a Sociedade São Vicente de Paulo, fundada por Frederico Ozanam em 1833, para cuidar das famílias pobres, com discrição, levando alimentos, remédios e principalmente amizade e a Palavra de Deus.

O bebê no colo de São Vicente de Paulo

O bebê no colo de São Vicente de Paulo está abrigado sob o manto sacerdotal do santo. O bebê simboliza todos os incapazes, dependentes, desde os bebês até os idosos. São Vicente dedicou extrema caridade para com os incapacitados de seu tempo, atendendo-os em todas as necessidades e dando-lhes todo amor de que precisavam. O manto sacerdotal sobre o bebê significa que o sacerdócio de São Vicente de Paulo foi todo dedicado aos pequenos e aos incapacitados.

A criança ao lado de São Vicente de Paulo

A criança ao lado de São Vicente de Paulo representa os marginalizados da sociedade, porém, capazes. As obras de caridade de São Vicente de Paulo não se restringiam aos incapacitados. Para os marginalizados “capazes” ele providenciava cursos de alfabetização e profissionalização, realizando um maravilhoso trabalho de inclusão social. Desta forma ele salvou milhares de pessoas da miséria dando-lhes a dignidade do trabalho e da inclusão.

Oração a são Vicente de Paulo.

“Ó São Vicente de Paulo, que olhastes fraternalmente para os pobres e miseráveis, e formastes mulheres e homens para o trabalho da evangelização dos pobres e da promoção humana, inspira-nos, pela vossa intercessão ao nosso Deus, em nossa ação missionária dentro da presente realidade. Faz com que vejamos a miséria humana em que vivem milhões de irmãs e irmãos nossos. Desperta em nossa vida o senso de paz e de justiça num mundo de tantas desigualdades sociais. Ensina-nos a humildade e a mansidão quando procuramos a grandeza e a fama a custa da exploração de nossos irmãos. Fortalece nossas ações em favor das crianças abandonadas, dos jovens desnorteados, dos idosos solitários, dos desempregados, dos sem terra e sem teto, dos que sofrem por causa do nosso egoísmo, da multidão dos marginalizados e excluídos que passam fome e que não têm nem voz e nem vez em nossa sociedade. Ajuda-nos a seguir Jesus Cristo "evangelizador dos pobres" e a deixarmos "Deus por Deus" quando servimos efetivamente nossos irmãos. Amém.“

Veja alguns produtos de São Vicente de Paulo